Barreiras e Luís Eduardo Magalhães; Mau uso provoca aumento de obstruções na rede de esgoto durante as chuvas, diz Embasa

Segundo a empresa, nos meses de novembro e dezembro, houve um aumento de 40% dos serviços de desobstrução da rede coletora de esgoto

Obstrução de esgoto durante o período chuvoso - Foto: Embasa

O período intenso das chuvas e o mau uso da rede provocam transtornos, decorrentes de extravasamentos, e dificultam a operação dos sistemas de esgotamento sanitário de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães. Nos meses de novembro e dezembro, houve um aumento de 40% dos serviços de desobstrução da rede coletora de esgoto nas cidades polos do Oeste da Bahia.

As equipes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisaram intervir em 858 pontos neste período chuvoso, número bem maior que as 616 desobstruções registradas no período de estiagem, de agosto e setembro. A grande quantidade de lixo e de água de chuva que entra na rede por meio dos imóveis é a principal causa dos extravasamentos.

O gerente regional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, explica que a maioria dos imóveis continua canalizando a água de chuva e o esgoto pela mesma tubulação.

“O sistema de esgoto foi projetado para a coleta de esgoto. A água servida utilizada nos banheiros, cozinha e lavanderia deve ser direcionada para a rede de esgoto. A chuva que cai dos telhados e das áreas externas dos imóveis deve ser escoada para uma rede própria, caso exista, ou para a rua. A tubulação não suporta a grande quantidade de chuva e de resíduos provocando os extravasamentos na via pública, tornando a operação do sistema ainda mais difícil e complexa”,

afirma

Outro transtorno é a sobrecarga das bombas com a grande vazão de chuva que chega nas elevatórias, estruturas que funcionam para transportar os esgotos até a fase final nas estações de tratamento. “A Embasa conta com equipes especializadas e caminhões específicos para a desobstrução da rede coletora para garantir o funcionamento do sistema de coleta, transporte e tratamento do esgoto doméstico, mas que conseguem somente minimizar os transtornos ocasionados pelo mau uso da rede nas chuvas”, aponta Marcos Rogério Moreira.

Serviço

 Além de separar a canalização do esgoto e da água da chuva, a Embasa também recomenda à população que evite abrir indevidamente as tampas dos poços de visita (estruturas de inspeção), que ficam geralmente localizados nas ruas, sob o risco de acidentes graves. 

Para solicitar os serviços de desobstrução da rede de esgoto e da caixa de inspeção localizada no passeio/calçada do imóvel, a população pode acionar a Embasa de forma ágil e de casa pelo Whatsapp (71) 997170999, pela Agência Virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo 0800 0555 195.

Sobre Redação 5910 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários