Barroso diz que pediu à Rosa Weber pautar processo de Lula

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto BarrosoFoto: Atonio Cruz | Agência Brasil
Folhapress | Brasília

 

O ministro Luís Roberto Barroso, relator do pedido de registro de candidatura de Lula no TSE, disse que pediu à ministra Rosa Weber para pautar a sessão extraordinária para julgar o caso.
Do contrário, afirmou, ele teria que decidir sozinho sobre o caso.
“Neste momento complexo e polarizado da vida nacional, estou convencido que a melhor alternativa é que a Justiça eleitoral esclareça colegiadamente e com transparência qual será o quadro definitivo dos candidatos a presidente da República”, disse o ministro ao começar seu voto.
“Esta é uma etapa importante, quando não decisiva, da etapa eleitoral. Por essa razão respeitando todos os prazos legais estou trazendo este processo a julgamento. Os fatos são notórios, todos os argumentos do impugnante e impugnado são notórios”, acrescentou.
“Não há razão para o tribunal contribuir com a insegurança jurídica no país”, destacou.
Ele elogiou a postura dos advogados de Lula e disse que pediu à presidente, a quem classificou como querida amiga, para pautar o processo para esta sexta.
“Porque senão caberia a mim, individualmente, tomar uma decisão dessa repercussão e dessa relevância”, afirmou.
“A história tem seus desígnios, e nos momentos cruciais cabe a cada um cumprir sua função”, disse o magistrado.
“Não tenho nenhum interesse nesta vida que não seja o bem do Brasil. Minha única preocupação é a defesa das instituições”, acrescentou.

About Darlan Alves Lustosa 8325 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários