Brasil monitora dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Um dos casos é no estado do Ceará e outro no Espírito Santo. Terceiro caso no Rio Grande é investigado.

Caso no estado do Ceará foi descartado - Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (30) que monitora dois casos suspeito da varíola dos macacos no Brasil. Um caso é no estado do Ceará e outro no Espírito Santo. Um terceiro caso no Rio Grande do Sul está em investigação.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a pasta, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o caso investigado no estado é de “um indivíduo com história de viagem”, mas o caso ainda está sendo discutido com o Ministério da Saúde – isso porque, segundo o órgão estadual, “a pessoa tem outro diagnóstico confirmado. Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação”.

Na segunda-feira passada (23), a pasta criou uma sala de situação para rastrear os casos suspeitos e definir o diagnóstico clínico e laboratorial.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações também acompanha o avanço da doença com a ajuda de um grupo de especialistas ligados à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), à Universidade Feevale e à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários