Caso de varíola dos macacos é registrado no interior da Bahia

Paciente tem histórico de viagem a Europa. O estado soma agora seis cacos. Outros 31 são tratados como suspeitos.

Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: Science Photo Library

A Sesab- Secretaria da Saúde da Bahia, confirmou no início da tarde desta terça-feira (26), o primeiro caso da varíola dos macacos no interior do estado. Com a notificação na cidade de Ilhéus, o estado soma seis casos. Os outros cinco são de pacientes de Salvador.

LEIA TAMBÉM:

O paciente tem histórico de viagem para Europa. A Sesab não deu mais informações sobre o paciente.

Outros 31 casos suspeitos da varíola dos macacos, causada pelo vírus monkeypox estão sendo investigados, inclusive um na cidade de Barra no Oeste da Bahia. As outras notificações são em Ibicaraí (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (15), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).

Em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento foram adotadas, segundo a pasta.

A varíola dos macacos é classificada como doença endêmica em países da África Central e Ocidental e chegou a outros continentes em 2022. Identificada em 1958 é causada pelo vírus MPXV, com denominação dada pela OMS – Organização Mundial da Saúde de Monkeypox.

Apesar do nome, os macacos não são reservatórios. O reservatório natural da doença ainda está sendo investigado, principalmente em pequenos roedores.

Sobre Redação 6422 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários