Casos de covid-19 mais do que dobram em uma semana na Bahia

Casos de Covid na Bahia, Coronavírus, covid-19, Bahia
Crédito: Agência Brasil/Arquivo

Para quem acha que a Covid-19 acabou, os números divulgados na Bahia podem soar como surpresa. Em uma semana, foram 645 novos casos, um aumento de 131,2% em comparação a semana anterior, quando foram notificados 279 casos. Os dados coletados entre os dias 24 e 28 de outubro, e divulgados na quarta-feira (1º). No entanto, o número de notificações por município não foi detalhado.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Conforme o Alerta Epidemiológico, nas últimas três semanas houve um aumento expressivo no número de casos novos confirmados e ativos. A Bahia registrou uma média de 25 casos por dia, entre as semanas de 30/07 a 02/09. No entanto, no período de 24/09 a 28/10, foi registrado uma média de 45 casos por dia.

Na variação média de casos novos nos últimos 15 dias, até o dia 27 de outubro, há um aumento de 335,8%. Segundo a Vigilância Epidemiológica, essa análise da variação média é importante para evitar a interferência de situações pontuais nos dados, como o feriado do dia 12/10, já que muitos municípios decretaram ponto facultativo no dia 13/10. Isso representa um intervalo de 04 dias não úteis, ou seja, sem envio de informações.

Prevenção

Por conta do aumento no número de casos, a Divep, reforça a importância de intensificar as medidas de prevenção e proteção contra a Covid-19. Completar o esquema vacinal, com especial atenção às doses de reforço, é essencial. Além disso, a necessidade do reforço das medidas como higienização das mãos, etiqueta respiratória e uso das máscaras, especialmente para pessoas de grupos vulneráveis ou que apresentem sintomas gripais.

As pessoas também devem evitar aglomerações e, caso não seja possível, manter uma distância segura (de, no mínimo, um metro) de outras pessoas ou grupo de pessoas.

Ainda conforme a Divep, com o aparecimento de sintomas gripais (pelo menos dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos) o indivíduo deverá procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento, utilizando a máscara e evitando a circulação em espaços públicos enquanto permanecer sintomático.

Sobre Redação 5358 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários