Colo-Colo x Fortaleza terminou em tragédia nesta quinta-feira (10) no Chile. A partida, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, foi oficialmente cancelada após uma invasão de campo e, principalmente, após a morte de dois torcedores do Colo-Colo do lado de fora do estádio, em Santiago.
Invasão, mortes e clima de revolta
O jogo estava empatado em 0 a 0 e transcorria normalmente até os 24 minutos do segundo tempo, quando torcedores do Colo-Colo derrubaram uma barreira de acrílico e invadiram o gramado do Estádio Monumental. Como resultado, a partida foi interrompida e, depois, suspensa pela Conmebol.
El ingreso de los "hinchas" a la cancha del Monumental pic.twitter.com/vkV90jUZtJ
— Chilean Premier League (@AbranCancha8) April 11, 2025
No entanto, a situação mais grave aconteceu antes mesmo da bola rolar. Dois torcedores chilenos, uma jovem de 18 anos e um menino de 13, morreram após uma ação policial, segundo informações do jornal chileno La Tercera. Eles foram atropelados por uma viatura do Controle de Ordem Pública da polícia chilena durante uma tentativa de invasão.
Como ocorreu a tragédia
Conforme relatos da imprensa local, uma multidão de torcedores tentou forçar a entrada no estádio. Nesse momento, a polícia interveio usando viaturas e gás lacrimogêneo. Uma cerca caiu em meio à debandada, e os dois jovens ficaram presos, sendo esmagados. Segundo o promotor Francisco Morales, ainda não se sabe com precisão se o carro da polícia provocou diretamente as mortes, mas o caso está sob investigação.
Fallecieron dos hinchas de Colo-Colo tras una avalancha en los ingresos al estadio Monumental de Chile, en la previa del duelo ante Fortaleza por la Copa Libertadores 🏆⚠️
— Out of Context Libertadores (@OC_Libertadores) April 11, 2025
¡Muchas fuerzas para las familias! 🙏 pic.twitter.com/D4Elp7F9WQ
“Estamos trabalhando com câmeras e outros recursos técnicos para entender o que de fato ocorreu. A responsabilidade do policial ao volante está sendo analisada”, disse Morales.
Além disso, a polícia prendeu cerca de dez pessoas, enquanto outras tantas feridas, necessitaram de atendimento médico em uma unidade de saúde. A comoção tomou conta dos arredores do Monumental, e houve confrontos entre torcedores e a polícia após o ocorrido.
Decisão da Conmebol
A Conmebol, organizadora da competição, lamentou publicamente o ocorrido. Em nota nas redes sociais, a entidade expressou solidariedade às famílias das vítimas e informou que “estamos juntos neste momento difícil”. Ainda durante a noite de quinta-feira, cogitou-se retomar a partida com portões fechados, mas as autoridades descartaram a opção.
La CONMEBOL lamenta profundamente el fallecimiento de dos hinchas en las inmediaciones del Estadio Monumental antes del inicio del partido entre Colo Colo y Fortaleza Esporte Clube.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) April 11, 2025
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a sus familias y seres queridos.
Acompañamos en…
Com o Colo-Colo x Fortaleza cancelado, a Conmebol deve anunciar nas próximas horas uma nova data para a conclusão da partida, ou até mesmo decidir outro desfecho para o jogo.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado