Dia da Água acende alerta para cuidado com vazamentos

Apesar de ser um elemento essencial para a vida, a saúde e o bem-estar de todos os seres vivos, a água vem sendo cada vez mais ameaçada por conta da ação humana. Para se ter ideia, o Brasil desperdiça 40% de toda a água potável que é captada, segundo indicativos divulgados pelo Instituto Trata Brasil.

Atenta a este fator, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou em 1992 o Dia Mundial da Água. Todos os anos, a entidade estabelece um tema a ser observado pelas nações de todo o mundo. Em 2023, o tema escolhido foi “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, com o intuito de ampliar a discussão sobre as formas de acelerar mudanças a fim de solucionar a crise global da água e saneamento.

Gleison Pinheiro, diretor da Desentupidora Profissional – empresa que presta serviços de desentupidora de esgoto em São Paulo (SP) -, destaca que, por meio da data estipulada pela ONU, é possível alertar as pessoas sobre algumas coisas básicas que podem ajudar a cuidar de um bem tão precioso, como a água.

“É necessário empreender atitudes responsáveis, como evitar o desperdício de água ao tomar banho, lavar louça e escovar os dentes, ficar atento quanto aos vazamentos internos, trocar a mangueira pela vassoura para a limpeza de áreas externas, não jogar lixo em rios, lagos e praias e praticar e incentivar o consumo sustentável”, explica.

Além disso, segundo Pinheiro, a celebração do Dia da Água chama a atenção para a necessidade do cuidado com vazamentos. Ele destaca alguns pontos sobre o tema nos tópicos a seguir:

Como prevenir vazamentos domésticos?

É preciso ficar atento com relação ao descarte incorreto de produtos abrasivos, como tintas ou diluentes de tinta por um ralo. Quando precisar descartar esses produtos químicos, será necessário seguir alguns cuidados para evitar contaminar o solo, águas subterrâneas ou lençol freático.

Não só isso: alguns desses produtos podem ser bastante corrosivos e acabar danificando toda a instalação hidráulica da casa.

Como identificar vazamentos de água em residências e condomínios?

É preciso fechar as torneiras de água e verificar se ainda sai água das torneiras. Se existirem goteiras, um profissional deve ser chamado para reparar o vazamento ou consertar a torneira pingando sozinha.

No entanto, antes de qualquer manutenção, é necessário certificar-se sempre de saber onde o registro de água se encontra, porque deve ser possível fechá-lo em uma emergência.

Como proceder diante da suspeita de vazamentos?

Se um barulho de água constante for ouvido, é preciso descobrir de onde ele vem para que, em caso de vazamento, possa ser consertado. 

Depois de fechar todas as torneiras e parar de usar a água, será essencial verificar se o contador ainda se move. Caso  isso aconteça, significa que há um vazamento interno na instalação. Caso contrário, não há perigo de vazamento.

Como investigar vazamentos “silenciosos”?

Caso nada disso funcione, ainda é possível recorrer a sistemas avançados de detecção de vazamentos e entupimentos. No entanto, isso depende de equipamentos e manuseio especializado, sendo necessário contratar uma empresa especializada de caça vazamentos de confiança..

Em muitos casos de entupimento de canos, a observação pode ser feita de forma direta por meio de micro câmeras de TV, sendo um procedimento suficiente para detectar anomalias no sistema hidráulico, acrescenta. Em outros casos, é necessário usar equipamentos de detecção avançados como correlacionadores de ruídos, geofone para detecção de vazamento de água ou sistemas de gás marcador para realizar testes de pressão e estanqueidade.

Manutenção é essencial

De acordo com o diretor da Desentupidora Profissional, também vale ficar atento a manutenções constantes a fim de prevenir vazamentos, seja em casa ou condomínios. “Existem diferentes tipos de manutenções para evitar transtornos desnecessários e as manutenções anuais são as melhores para evitar aborrecimentos futuros”, afirma.

Ao fazer a vistoria, é possível agir com celeridade ao realizar pequenos reparos e trocas de componentes que poderiam causar vazamentos futuros:

Manutenção Preventiva – A manutenção preventiva pode ser realizada sempre que for conveniente para o proprietário, sendo também o tipo de manutenção mais indicada. A manutenção pode ser realizada mesmo quando não existem danos hidráulicos aparentes porque serve justamente para evitar que isso aconteça.

Preditiva – As técnicas de manutenção preditiva são elaboradas para ajudar a determinar a condição do sistema hidráulico em uso, a fim de prever quando a manutenção deve ser realizada. Essa abordagem pode proporcionar mais economia de custos e tempo em relação à manutenção preventiva de rotina ou baseada em tempo, porque as tarefas são executadas somente quando justificadas.

Corretiva – Tipo de manutenção hidráulica mais custosa e demorada, a manutenção corretiva é uma tarefa de manutenção realizada para identificar, isolar e corrigir uma falha no encanamento, de modo que a falha possa ser restaurada para a condição de uso apropriada.

Para mais informações, basta acessar:   https://desentupidorprofissional.com.br