Entrada na fazenda Doalnara em Formosa do Rio Preto na Bahia - Foto: Portal do Cerrado
O Ministério Público do Trabalho (MPT) processa uma empresa sul-coreana de alimentos, acusada de fraudar leis trabalhistas brasileiras para não pagar salários aos trabalhadores. A companhia, que tem sede em Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia, começou a ser investigada após as mortes de cinco crianças em 2022. Conforme o MPT, a companhia não pagava os salários dos trabalhadores e contribuições previdenciárias.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Segundo a denúncia, mais de 200 famílias trabalhavam sem contratos de trabalho. A empresa teria criado uma cooperativa que, com base na investigação do MPT, era usada pelos empresários para não cumprir a lei brasileira, o que configura fraude. Conforme o G1, a empresa Bom Amigo Doalnara Agropecuária Ltda., não respondeu aos pedidos de contato.
O órgão trabalhista quer que a empresa cumpra a legislação e indenize a sociedade em R$ 20 milhões. A empresa também não seguia normas de saúde e segurança do trabalho. Além disso, os trabalhadores também eram obrigados a seguir regras sociais e religiosas.
A Bom Amigo Doalnara Agropecuária Ltda. produz alimentos, entre eles arroz e soja, no Brasil e em outros países e exporta para a Coreia do Sul.
A fraude nas lei trabalhistas foram descobertas pelo MPT depois que o órgão acompanhou as mortes de cinco crianças na cidade de Formosa do Rio Preto, em abril de 2022. Com idades entre 6 e 11 anos, o grupo foi soterrado em uma obra do complexo que abriga a Bom Amigo Doalnara Agropecuária Ltda.
A empresa nunca explicou se as crianças trabalhavam no local. A informação também não foi divulgada pela polícia. A obra foi interditada pela auditoria fiscal do trabalho desde a primeira inspeção após as mortes, porque não atendia normas de saúde e segurança previstas na legislação brasileira.
A vala tinha sido aberta para melhorar o saneamento da fazenda onde vivem cerca de 2 mil coreanos. O acesso à comunidade é restrito às famílias que moram no local.
Consulte o processo aqui
LEIA MAIS SOBRE O ACIDENTE
MPT aponta três linhas de investigação de morte de crianças em Formosa do Rio Preto, na Bahia
Ministérios das Relações Exteriores da Coreia quer esclarecer morte de 5 crianças
Fiscais do MPT visitam fazenda em Formosa do Rio Preto onde 5 crianças foram encontradas mortas
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
Acidente na BR-242, na altura da Serra da Mangabeira, em Oliveira dos Brejinhos, na Bahia,…
This website uses cookies.