Estado da Bahia abre inscrições para quase 6 mil vagas do Partiu Estágio

Prazo segue até 2 de setembro

Estado da Bahia abre inscrições para quase 6 mil vagas do Partiu Estágio; prazo segue até 2 de setembro - Foto: Reprodução

Começaram nesta quinta-feira (4), e seguem abertas até o dia 2 de setembro, as inscrições para o segundo edital do programa Partiu Estágio em 2022. Ao todo, o Estado da Bahia oferece 5.971 vagas para estudantes universitários baianos. Há oportunidades para 122 graduações diferentes, em 55 órgãos públicos, distribuídos em 63 municípios baianos, incluindo a capital. Os interessados devem se inscrever pelo endereço www.programaestagio.saeb.ba.gov.br.

Podem participar alunos regularmente matriculados em cursos de bacharelado e licenciatura, presenciais ou a distância, de instituições privadas e públicas com sede ou polo de ensino na Bahia. “Como pré-requisito, o estudante tem que ter pelo menos 16 anos para assinar contrato com o Estado e ter 50% do curso concluído.

Os estudantes que têm Cadastro Único (CadÚnico) e participam dos programas sociais do governo federal, aqueles que concluíram o Ensino Médio na escola pública ou na escola particular, mas com bolsa integral, têm prioridade sobre as vagas”, explicou Célio Alcantara, coordenador de Provento e Movimentação da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Também há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência física, como previsto pela Lei 11.788/2008.

Inscrição

É necessário criar um cadastro no site, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido. O sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado os dados para acesso e inscrição. Quem já tiver realizado cadastro para editais anteriores não precisa fazer o procedimento novamente, basta utilizar e-mail e senha previamente informados. “A partir daí, o estudante vai poder se cadastrar no curso e no município que interessa a ele, tomando o cuidado para informar os dados corretos do número de telefone e do e-mail, que são os mecanismos utilizados pelo Estado para se comunicar com ele”, reforçou Célio.

A inscrição no edital também inclui o candidato no Banco de Jovens para Estágio, com validade de seis meses. Em caso de dúvidas, o programa disponibiliza contato pelo [email protected] e pelo telefone (71) 3115-1714.

As convocações para este edital acontecerão em momento oportuno, por e-mail, SMS e lista de selecionados, publicado no site institucional da Saeb, de acordo com a necessidade da administração pública. O contrato do Partiu Estágio tem duração máxima de 1 ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para estudantes com deficiência. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais.

Além da bolsa-estágio, no valor de R$ 455,00 os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado ao longo do ano. Lançado em 2017, o Partiu Estágio já contratou mais de 15 mil estudantes.

About Darlan Alves Lustosa 8327 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários