Explosão mata mais de 19 mil vacas leiteiras no Texas

O prejuízo é estimado em 36 milhões de dólares com 95% de perda do gado da fazenda

Explosão vacas leiteiras, fazenda, Texas

Uma explosão seguida de incêndio nos Estados Unidos nesta semana, matou milhares de vacas leiteiras em uma fazenda, perto de Dimmitt, no Texas. As cerca de 19 mil cabeças de gado estavam no South Fork Dairy quando ocorreu a explosão. Conforme autoridades do condado de Castro, uma pessoa ferida segue internada na Unidade de Terapia Intensiva.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

“O número de cabeças de gado mortas na explosão ainda é estimado”, disse o xerife do condado de Castro, Salvador Rivera, à CNN. Após a explosão, o fogo se espalhou pelo prédio da fazenda e pelos currais onde as vacas eram mantidas.

Ainda segundo o xerife, na chegada de equipes de socorro à fazenda, identificaram uma pessoa presa em um prédio, mas os bombeiros conseguiram resgatá-la e em seguida encaminhada a unidade de saúde.

As causas para o acidente ainda são investigadas, no entanto, em entrevista do xerife a imprensa local, ele afirmou que o superaquecimento de máquinas associado ao gás metano – presente nos gases liberados pelos animais, pode ter iniciado a explosão.

O site Olhar Digital, estima as perdas da fazenda em 36 milhões de dólares. Ainda conforme o mesmo site, as perdas representam 95% do rebanho que estava confinado.

Na digestão, bois e vacas produzem – e soltam – muito metano. O gás é produzido por bactérias do rúmen (uma das quatro cavidades do estômago dos bichos), que ajudam a retirar energia dos alimentos mastigados pelo gado. Só que a maior parte dos gases não sai dos bovinos via puns. Sai pela boca, numa espécie de arroto, junto à respiração.

A Southfork Dairy Farm é uma das maiores produtoras de leite do Texas.

Explosão em fazenda mata milhares de vacas leiteiras no Texas.

Com a CNN

Sobre Redação 5971 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários