Com o nome sugestivo a nascente de “Tal do Buriti Só”, que parece retratar a solidão do cerrado, localizado no Povoado de Arroz de Cima, em Formosa do Rio Preto, foi revitalizada durante o curso de “Recuperação e Proteção de Nascentes” promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh), de 11 a 13 de junho.
“Já estamos vendo a água jorrar e isso renova nossas esperanças de termos uma fonte de água permanente para o nosso dia a dia”, confessou Doutor do Arroz, um dos moradores da região beneficiado com a iniciativa.
O modelo empregado foi o método Caxambú, desenvolvido pela Epagri, que permite a proteção da nascente e a captação da água potável para uso humano e de animais. “É uma técnica social eficiente, que permite segurança e qualidade. A nascente “Tal do Buriti Só” está protegida contra soterramento e contaminação, agora é necessário proteger e revitalizar também as áreas de recargas do aquífero. Temos que ter um olhar voltado para o manejo integrado da bacia hidrográfica”, ensinou Rios, que já contabiliza mais de 200 nascentes recuperadas no currículo.
“O curso amplia o número de pessoas multiplicadoras da técnica para que tenhamos no município uma rede de proteção ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente está desenvolvendo diversas ações de preservação e educação ambiental, a exemplo do Projeto Nascentes e do Formosa Sempre Verde, com plantio e doação de mudas de espécies nativas, e estamos promovendo capacitação para que a sociedade participe de forma efetiva de iniciativas que melhorem o ambiente em que vivemos”, assegurou o secretário do Meio Ambiente, Leanderson Barreto.
Participaram da capacitação técnica da Semmarh, professores, estudantes, Brigada Voluntária, Bombeiros Civis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representante da empresa Bom Amigo Doalnara Agropecuária e comunidade em geral.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) disponibiliza o caderno de Formação: Educação Ambiental na Agricultura Familiar, ( baixe o caderno aqui )que tem o objetivo de fortalecer e potencializar a ação da juventude
A Justiça Federal em Minas Gerais homologou acordos entre a mineradora Samarco e órgãos públicos em razão dos danos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana (MG). Os acertos preveem a
Nascido em Juazeiro, norte da Bahia, o baiano Edson Duarte foi nomeado oficialmente ministro do Meio Ambiente na edição desta terça-feira (12), cargo que já ocupava interinamente há dois meses. De acordo com Duarte, a