Governo da Bahia lança o Qualifica Turismo 2023

Projeto fornece treinamento especializado em turismo

O Governo da Bahia lançou, nesta quarta-feira (26), o projeto Qualifica Turismo 2023, uma iniciativa que visa formar mão de obra especializada para atuar no setor de turismo do estado. O evento de apresentação, realizado em Salvador, contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, de empresários e de operadores do trade turístico. O investimento para esta etapa do projeto é de mais R$ 2,8 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).

Qualifica Turismo 2023, Governo da Bahia
Governo da Bahia lança o Qualifica Turismo 2023, projeto que fornece treinamento especializado em turismo – Foto: Rafael Martins/GOVBA

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O Qualifica Turismo é uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com a Secretaria de Turismo (Setur-BA) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Os profissionais serão capacitados com cursos de alto nível que atendem à demanda do setor e geram oportunidade de renda para grupos específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia.

“O Governo do Estado tem intensificado essas ações do turismo regional, da qualificação do turismo, do empreendedorismo para que a gente possa movimentar a economia. É um gesto para todo trade, todos os empresários, mas acima de tudo, para as trabalhadoras e trabalhadores deste setor produtivo que movimenta a economia baiana”, declarou Geraldo Júnior.

O projeto irá oferecer cursos para recepcionista de hotel com noções de inglês e espanhol, condutor de turismo com ênfase no turismo religioso, camareiro, artesanato de biojoias e ecojoias, técnicas de vendas com noções de inglês, garçom e barman, sommelier, marcenaria náutica e mecânica náutica.

O Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, explicou que as capacitações oferecidas foram pensadas para atender às crescentes demandas dos turistas que visitam o estado. “A Bahia é um dos principais destinos turísticos do país e, por isso, é essencial que a mão de obra seja qualificada e esteja preparada para atender às necessidades dos turistas de maneira eficiente e cordial”.

Oportunidade

Para a bartender Maiana de Almeida, participar da turma anterior do programa de qualificação profissional a tornou mais preparada para disputar uma vaga no mercado de trabalho. “Para mim, qualificação profissional foi uma grande oportunidade de me capacitar para atuar em um setor que tem crescido bastante. Com a qualificação, pude me destacar, tendo mais chances de concorrer e conquistar uma vaga em uma área que sempre me interessou. Além disso, sei que as empresas estão buscando profissionais cada vez mais qualificados e agora estou apta a atender às demandas”, perseverou.

Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, o projeto chega para atender a uma demanda em crescimento na Bahia. “O Qualifica Turismo é uma oportunidade para que as pessoas se capacitem e se especializem em áreas específicas do setor, o que contribuirá para que elas se tornem mais competitivas no mercado e, consequentemente, aumentem suas chances de conseguir um emprego de qualidade”, pontuou.

O público-alvo do projeto são pessoas com demandas sociais específicas, empreendedores e jovens com potencial para atuar no setor, como trabalhadores desempregados que buscam atualização profissional e reinserção no mundo do trabalho, pessoas com deficiência, idosos, aprendizes, estagiários, trabalhadores resgatados de condição análoga à de escravo, familiares de egressos do trabalho infantil, trabalhadores cooperativados, empreendedores individuais, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas.

Inicialmente, serão realizadas 50 turmas que vão contemplar 1.000 pessoas das 13 Zonas Turísticas da Bahia. No total, o projeto terá 116 turmas com atendimento previsto de 2.320 beneficiários. As matrículas serão abertas nos próximos meses e quem tiver interesse em um dos cursos deve procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas para inscrições.

Governo da Bahia lança o Qualifica Turismo 2023, projeto que fornece treinamento especializado em turismo
Sobre Darlan Alves Lustosa 7978 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários