
Após anos de deslocamentos para outras regiões, pacientes com câncer de cidades do Oeste da Bahia passam a contar com um serviço de radioterapia em Barreiras. Inaugurada nesta sexta-feira (26) no Hospital do Oeste, a estrutura recebeu investimento de R$ 9,8 milhões e amplia o acesso ao tratamento oncológico de alta complexidade na região.
Com a implantação do novo serviço, muitos pacientes deixam de percorrer mais de mil quilômetros até Salvador para realizar sessões de radioterapia. Embora moradores de municípios mais distantes, como Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, ainda precisem se deslocar até Barreiras, a nova unidade reduz significativamente o tempo de viagem e facilita o acesso ao tratamento para a população do Oeste baiano.
Leia também: Oeste da Bahia apresenta ao governador lista de obras consideradas prioritárias
Segundo o Governo da Bahia, a radioterapia representa um avanço na regionalização da assistência oncológica, permitindo que os pacientes permaneçam mais próximos da família durante o tratamento.
“Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que o Hospital do Oeste completa 20 anos em processo contínuo de expansão e que a nova estrutura consolida a unidade como referência em procedimentos de alta complexidade.
“Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou.
Hospital do Oeste será ampliado com investimento de R$ 62 milhões
Durante a agenda em Barreiras, o governador também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital do Oeste. O investimento previsto é de R$ 62 milhões.
O projeto elevará a capacidade da unidade de 300 para 360 leitos. Além disso, prevê a implantação de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, Centro de Ensino e Pesquisa, serviço de ressonância magnética, novas áreas de emergência e a requalificação da estrutura existente.
Atualmente, o Hospital do Oeste realiza mais de 500 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de diversos municípios da região.
Governo anuncia novas entregas para a saúde regional
Além da inauguração da radioterapia, o Governo da Bahia autorizou a publicação do edital para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) em Barreiras.
Também foram entregues duas vans destinadas ao Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e 15 veículos para 12 municípios do Oeste baiano, em parceria com o Ministério da Saúde.
Entre os moradores, a nova estrutura foi recebida com expectativa. A aposentada Maria José Santos, de Barreiras, afirmou que o serviço deve trazer mais conforto às famílias que enfrentam o tratamento contra o câncer.
“Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse.
Com a inauguração do serviço de radioterapia, o Hospital do Oeste passa a oferecer um recurso inédito na região, fortalecendo a assistência oncológica e reduzindo a necessidade de deslocamentos para centros de saúde distantes. Para milhares de pacientes do Oeste baiano, a medida representa maior acesso ao tratamento especializado e mais qualidade de vida durante o enfrentamento da doença.
Entre no nosso canal no WhatsApp e acompanhe mais notícias no Portal do Cerrado
