Lugares incríveis para conhecer em Formosa do Rio Preto, na Bahia

Maior município da Bahia têm belezas naturais que ainda não foram exploradas

Turismo, viagem, ecologia, lugares para conhecer, Formosa do Rio, Bahia

Se está em sua cabeça conhecer lugares incríveis, coloque na sua agenda Formosa do Rio Preto, o maior município da Bahia. Pelas bandas de cá, quase tudo é grandioso, a começar pelas suas enormes fazendas de grãos a perder de vista. No município quase tudo é dimensionado para grandezas. As distâncias também. Formosa do Rio Preto é o município baiano mais longínquo da capital, Salvador. Ainda assim essa distância pode ser encurtada via aeroporto de Barreiras, que fica pouco mais de 150 km.

Mas não desanime! As belezas do município que compõe o Oeste da Bahia, valem a pena. A cidade tem um bom acesso via BR-135 que interliga a Bahia aos demais estados do Nordeste.

O município é também um dos maiores produtores de grãos do país e com belezas naturais incríveis ainda inexploradas. Para quem gosta do turismo de aventura e se arrisca por estradas de chão, apreciando belezas quase intocadas, as corredeiras do Rio Preto, a Cachoeira e o Rio de Ouro com suas águas cristalinas são boas opções.

A cidade é cortada pelo Rio Preto, também com águas cristalinas e embeleza o entardecer no cerrado, com seus variados tons de amarelo, quando o sol começa a se por.

A zona urbana tem uma razoável infraestrutura hoteleira, bons lugares para comer e algumas opções de vida noturna. Quem sabe percorrer pouco mais de 20 km e comer uma galinha caipira no Porto Limpo (falamos do lugar em 2018). Ali próximo em breve contará com o ateliê ao ar livre de Edy Natureza.

A noite formosense ainda é carente de bons lugares e a cultura do lugar anda adormecida, com um museu inaugurado há quase três anos, mas que permanece fechado. No centro urbano há alguns bons lugares às margens do Rio Preto para frequentar durante o dia.

Cachoeira do Ouro e Rio do Ouro

O acesso é completamente por estrada de chão e fica cerca de 80 km da sede do município, saindo pela BR-135. Mas para apreciadores da natureza, os dois lugares são indispensáveis. No caminho pode-se apreciar as belezas do cerrado baiano, com suas nuances de cores. Existem opções de pacotes, que podem incluir café da manhã, lanche e almoço.

No pacote já incluso um bom motorista habilitado em um carro com tração, indispensável para percorrer o caminho, que te leva também até a Cachoeira do Acaba Vida, listada pela Folha de São Paulo como uma das quedas d´águas mais incríveis para se conhecer. (leia aqui)

Corredeiras do Rio Preto

Outro roteiro interessante é via vila de São Marcelo. O lugar tem o encontro do Rio Preto com o Rio Sapão e faz parte da história mais antiga do município. Seguindo depois do lugarejo, que fica pouco mais de 40 km da sede, pode-se chegar a Pintada, Furtuoso, Vereda do Gado e as corredeiras do Rio Preto, propriamente dita.

O lugar é bom para apreciar as belezas e é necessário redobrar os cuidados, por conta das correntezas.

Ali perto você vai se deparar com uma nascente de águas cristalinas, totalmente preservada na região da Cachoeira. Os moradores do lugar são tão atenciosos que você se sentirá parte do lugar e vontade de ficar ouvindo as histórias dos ribeirinhos, pode ser encantador.

Quando ir

A região pode ser visitada o ano todo, mas alguns fatores podem fazer a diferença na escolha da data. O verão, entre dezembro e março, não é a estação mais indicada. Esta é uma época de chuvas e águas dos rios estão turvas por conta da sedimentação. Mas em março pode ser o começo da alta temporada. A partir de abril, a temperatura sobe e pode chegar aos 35ºC, com noites mais frias que podem chegar a 15º entre os meses de maio e junho.

Para tirar dúvidas sobre transporte, hospedagem na região, o monitor de turismo e professor Ênio Roberto pode ajudar: +55 (77) 99952-7664.

Por Darlan A. Lustosa | 6878-Mtb | Portal do Cerrado – Com colaboração de Wandra. Siga-a do Instagram

Sobre Darlan Alves Lustosa 7973 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
5 1 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários