O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (2), do tradicional desfile cívico do 2 de Julho, em Salvador, data que celebra a Independência do Brasil na Bahia. Lula ingressou no cortejo por volta das 9h55, em frente ao Colégio da Soledade, por motivo de segurança. As informações são do portal A Tarde.
A bordo de uma caminhonete Fiat Toro 4×4, ornamentada com bandeiras do Brasil e da Bahia, o presidente desfilou acompanhado da primeira-dama Janja, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de outras lideranças estaduais. Militantes entoaram palavras de ordem como “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”, em meio à emoção do público presente.
Projeto de lei quer transformar o 2 de Julho
Além da presença no desfile, Lula oficializou a proposta de transformar o 2 de Julho no Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Conforme apontou o portal, o projeto de lei foi assinado ontem pelo presidente ao lado do ministro Rui Costa e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ambos ex-governadores da Bahia.
Na justificativa, Lula afirmou que há um apagamento histórico do papel da Bahia no processo de independência:
“Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência”, declarou.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado