Moradores da cidade de Cristino Castro, no Sul do Piauí, denunciaram ao G1 do Piauí, a prefeitura por descarte impróprio de lixo hospitalar. De acordo com a denúncia, que foi feita por meio de vídeo e fotos do lixão do município, estão sendo despejados resíduos hospitalares de forma indevida no local.
O G1 procurou o prefeito Manoel Júnior e informou que a prefeitura realiza a disposição final do lixo hospitalar conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Piauí (MP-PI) e nega que o descarte seja feito de forma imprópria.
O promotor Roberto Monteiro informou ao G1 nesta quinta-feira (10) que, após analise das imagens e da filmagem que contém a denúncia, decidiu requisitar na Justiça o cumprimento do TAC que regulamenta a forma como a prefeitura deve realizar a disposição final dos resíduos sólidos do município.
“Estou com o processo e o material utilizado para a denúncia, que são suficientes para peticionar nos autos o cumprimento do TAC. Logo farei o pedido ao juiz. Nesse TAC existem especificações específicas para o descarte desse lixo que não estão sendo cumpridas pela prefeitura”, informou o promotor Roberto Monteiro.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
Um homem de 20 anos, conhecido como Roni da ProArt, morreu vítima de uma colisão frontal, ontem por volta das 10h00 da manhã na BR 135 em Colônia do Gurguéia, sul do Piauí. No acidente