Morre em Formosa do Rio Preto Maria Parteira

Por conta da pandemia o velório será restrito à família.

Foto: Darlan A. Lustosa

Morreu no início da tarde desta quinta-feira (10) em Formosa do Rio Preto, Mãe Maria para centenas de “filhos” que ela ajudou vim ao mundo e popularmente conhecida como Maria Parteira.

Filha de João Cheiro e D. Alcina, ela nasceu Maria Ferreira de Souza em 1927 na localidade de “Murrins” em Formosa do Rio Preto, extremo Oeste da Bahia. Aos 20 anos já fazia partos, ofício que exerceu com satisfação e dedicou-se com afinco ao longo do tempo em que a vida lhe deu força. Para ela a profissão era prazerosa. Teve 15 filhos dos quais 6 estão vivos. Ela deixa irmãos, filhos, netos e bisnetos.

O ofício de Parteira era uma das práticas mais antigas da humanidade, pois eram elas que “traziam os meninos ao mundo”. As parteiras são detentoras de um saber tradicional, que era passada de geração para geração, antes de existirem os hospitais e maternidades.

A arte de “pegar menino” diz respeito não apenas ao parto em si, mas toda a relação de cuidado com as mulheres e crianças, trazendo uma perspectiva muito mais humanizada para o parto.

O Portal do Cerrado fez um texto sobre Maria Parteira, publicado em janeiro de 2019.

Por conta da pandemia o velório deverá ser restrito a família.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8410 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Joaovictor batista

El