Morre Zagallo; Ex-jogador e ex-técnico da Seleção Brasileira

Único tetracampeão mundial de futebol, Zagallo tinha 92 anos.

Seleção Brasileira de Futebol, Morre Zagallo, Mário Jorge Lobo Zagallo
Reprodução

Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-jogador e ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, nesta sexta-feira (5). A assessoria do ex-atleta confirmou a informação, conforme matéria do g1. Zagallo é uma das maiores lendas do futebol. Até esta publicação, não havia informação das causas da morte dele.

Alagoano de Atalaia, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 8 meses de vida, ao longo da vida, desenvolveu uma relação próxima com a Tijuca, bairro da Zona Norte para onde havia se mudado.

O g1 publicou que das peladas no Maracanã – antes mesmo da inauguração do estádio –, Zagallo passou pelas categorias de base do América, que tinha sede na Tijuca, antes de ir para o Flamengo.

Aos 18 anos, ao ser convocado para servir o Exército, deu início à sua relação com copas do mundo. Começou com um revés. Fez a segurança das arquibancadas do Maracanã na derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950. Foi testemunha, portanto, do fatídico Maracanazzo.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Tornou-se tornando profissional como ponta-esquerda e foi tricampeão carioca pelo Flamengo, de 1953 a 1955.

Em 1958, conquistou com a seleção brasileira a primeira Copa do Mundo da história do país, com direito a gol na final contra a Suécia (5 a 2). Era apelidado de Formiguinha, por correr muito e ajudar na marcação do meio-campo – algo raro para atacantes à época.

Quatro anos depois, já como atleta campeão pelo Botafogo, foi bicampeão mundial com a seleção como jogador na Copa da 62.

Em 1964, se aposenta como jogador e começa a carreira de treinador, começando pelo Botafogo.

Meses antes da Copa de 70, assume a seleção no lugar de João Saldanha. Acabou comandando Pelé e companhia para o tricampeonato mundial. Para muitos, foi a melhor seleção de todos os tempos.

O tetra veio em 1994. Como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira, Zagallo participou da campanha na Copa dos Estados Unidos. Faltou pouco para ser penta: como técnico da seleção, chegou à final da Copa de 1998. A equipe de Zidane, derrotou a Seleção Brasileira.

Zagallo ainda foi treinador no Rio dos outros três times grandes (Flamengo, Vasco e Fluminense) e do Bangu, além das seleções de Kwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita – onde também comandou o Al Hilal, o atual time de Neymar.

Sobre Redação 6431 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários