Municípios do agronegócio lideram crescimento econômico, diz Ministério; Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e Correntina tem retração

Reprodução: Aiba

Levantamento feito pelo Ministério da Agricultura (Mapa), com base nos dados IBGE mostra um crescimento médio de 9,81% no Produto Interno Bruto dos municípios agrícolas do Brasil. O cálculo se baseia nos dados dos cem maiores PIB’s agropecuários do país no período de 2014 a 2016.

Conforme o Ministério, em valores nominais, esses municípios foram responsáveis por 7,2% de toda a geração de riquezas do Brasil no período analisado. E por 27,5% do Valor Bruto da Produção na agricultura. Em 82 desses municípios, o produto da agropecuária crescem 4,4%. O estudo combinou os dados do PIB Agro com os da Produção Agrícola Municipal referente a 2017.

Segundo reportagem da revista Globo Rural, nove municípios tiveram retração no PIB Agropecuária de 2014 a 2016. Todos no Matopiba. O pior desempenho é de Baixa Grande do Ribeiro (PI): -29,47%; São Desidério (BA): -23,48%; Tasso Fragoso (MA): -21,61%; Formosa do Rio Preto (BA): -15,07%; Uruçuí (PI): -9,81%; Balsas (MA): -9,38%; Igarapé-Miri (PA): -5,51%; Correntina (BA): -4,6% e Riachão das Neves (BA): -2,22%.

“Nos estados da Bahia, Piauí e Maranhão, muito afetados pelas secas ocorridas nos últimos anos, a redução de safras foi muito forte ocasionando redução do valor da produção”, afirmou, em nota, o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários