O exemplo de Mansidão na Bahia que testa a população e já identificou 27 casos

Mansidão já testou quase 5% da população.

Foto: Prefeitura de Mansidão

O pequeno município de Mansidão tem dado um exemplo aos seus vizinhos do Oeste da Bahia, em parte, grandes produtores de grãos e vem submetendo sua população de pouco mais de 13 mil habitantes à testagem para identificar o Sars-CoV-2. Assim a Secretaria de Saúde do município já diagnosticou 27 pessoas com a covid-19. A maioria dos diagnósticos são de pessoas assintomáticas em que elas não sabem que possuem o vírus e passam ser um dos maiores vetores de transmissão.

Já pessoas com sintomas da Covid-19, o material tem sido colhido e enviado para Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores – Laive da Universidade Federal do Oeste da Bahia – Ufob em Barreiras (BA) que tem fornecido resultados mais rápidos em relação ao Laboratório de Saúde Pública da Bahia – LacenBa.

Segundo o Secretário de Saúde, Valdinar Nogueira, profissionais tem feito busca ativa na tentativa de localizar pessoas que tiveram contato com casos positivos e assim submetendo a testagem rápida. Mansidão registrou o primeiro caso da covid-19 em 11 de maio. Até essa quinta-feira (11) o município registrava 27 casos confirmados e um óbito de uma paciente de 77 anos que, transferida no dia 2 de junho para o Hospital Estadual de Santa Rita de Cássia e morreu no dia 4.

Recentemente o município montou um centro de triagem da covid-19 com funcionamento 24 horas para onde são encaminhadas as pessoas que precisam de algum acompanhamento médico e que tenha sintomas leves da doença.

Nos outros municípios do Oeste, como um iceberg, a realidade dos casos da covid-19 está submersa devido a baixa testagem de sua população. Inclusive municípios com maior poder aquisitivo dada a arrecadação do agronegócio. O que significa que uma bomba relógio está para explodir.

A importância da testagem em massa está em descobrir principalmente as pessoas que são assintomáticas porque sem saber que estão contaminadas passam a ser os maiores vetores da transmissão do vírus. Inclusive essa foi a maneira como a Nova Zelândia fez e que já erradicou o vírus do país além de ter imposto uma dura quarentena de 75 dias.

Ontem (11), a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) apresentou requerimento à Mesa do Senado solicitando ao governo que seja feita a testagem para covid-19 em toda a população. O objetivo da proposta é nortear as próximas ações para combater o coronavírus.

Mansidão testou pouco mais de 500 habitantes. Parece pouco mas já é um alento, tendo em vista os recursos do município, ainda mais dado o tempo de registro do primeiro caso.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7979 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Carlos Oliveira Santos

Mansidão, dá exemplo de uma gestação irresponsável, sem compromisso com a saúde. Me desculpe, mas quanto a prefeitura de Mansidão, está pagando por esta matéria vergonhosa e mentirosa?