Objeto descoberto na Bahia foi consumido pelo fogo no Museu Nacional

Foto: ReproduçãoBlog Geografia do Piemonte da Diamantina e Gaturamo Observatório Astronômico Montagem: Portaldo Cerrado.com

O incêndio que atingiu ontem (02) o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, pode ter destruído a Preguiça Gigante de Jacobina. O objeto é um dos cerca de três milhões de itens que eram abrigados no Museu, instituição mais antiga do Brasil e que foi criada por Dom João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente sediada no Campo de Sant’Ana.

A Preguiça foi encontrada entre os anos de 60 e 70 do século passado, na Gruta da Onça no distrito de Caatinga do Mouro, no município de Jacobina, piemonte diamantino e teria um comprimento de 6 metros, com 4 metros de altura e pesada em torno de 5 toneladas.

No Museu também estava o Meteorito Bendegó, descoberto em 1784 em Monte Santo (BA) na região do sisal da Bahia e foi transferido para o Rio de Janeiro em 1888. Resistente a altas temperaturas, o meteorito foi uma das poucas peças que resistiu ao fogo.

Com mais de 5 toneladas, medindo 2,15 metros de comprimento por 1,5 de altura e 65 de espessura. É o maior meteorito encontrado em solo brasileiro. A época era considerado o segundo maior do mundo e hoje ocupa a 16ª posição.

 

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários