Oito crianças morrem após consumo de carne de tartaruga

78 pessoas foram hospitalizadas no arquipélago de Zanzibar, onde a carne de tartaruga marinha é considerada uma iguaria.

Carne de tartaruga, Zanzibar, Tanzânia, Tartaruga Marinha, Tartarugas Marinhas, Quelônios, Africa.
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Pelo menos nove pessoas já morreram, sendo oito crianças e um adulto após o consumo de carne de tartaruga marinha na Ilha de Pemba, no arquipélago de Zanzibar, região semiautônoma da Tanzânia, na África Oriental. Autoridades locais apontam 78 pessoas hospitalizadas. As informações são do UOL.

O grupo foi vítima de quelonitoxismo, um tipo de intoxicação alimentar provocada pelo consumo de carne de tartaruga. A carne é uma iguaria para a população de Zanzibar, ainda que ofereça risco a saúde. A carne pode se tornar tóxica devido a algas venenosas consumidas pelas tartarugas marinhas.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Autoridades confirmaram as mortes no sábado (9). Uma mulher de idade não revelada morreu na sexta-feira (8), enquanto o consumo da iguaria teria ocorrido no último dia 5. Segundo o médico Haji Bakari, do distrito de Mkoani, a mulher era mãe de uma das oito crianças.

Bakari disse para a Associated Press que testes laboratoriais confirmaram que todas as vítimas haviam comido carne de tartaruga marinha.

Até o último domingo (10), as vítimas permaneciam internadas no Hospital Abdalla Mzee Mkoani, com o estado de saúde delas considerado estável, informou o médico ao jornal “The Citizen”.

Assim, diante do episódio, as autoridades de Zanzibar divulgaram uma mensagem pedindo que as pessoas evitem o consumo de tartaruga na região. Matéria do portal UOL, aponta que o incidente não foi um caso isolado. Em novembro de 2021, sete pessoas, incluindo uma criança de 3 anos, morreram em Pemba após ingerir carne de tartaruga.

Casos fatais com o consumo da carne de tartaruga já foram relatados em outras partes do mundo, incluindo o de Madagáscar, onde 19 pessoas, incluindo 19 crianças, morreram após o consumo da iguaria em março de 2021, segundo relatórios da agência de notícias APF, aponta do The Citizen.

Ainda conforme o The Citizen, episódios semelhantes já havia ocorrido na Indonésia, na Micronésia e nas ilhas do Oceano Índico, na Índia.

Sobre Redação 6089 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários