

Parte do cais localizado às margens do Rio Preto, em Formosa do Rio Preto, Bahia, desmoronou possivelmente durante a noite de sábado para domingo, (16). Visitantes que estiveram no local no final da tarde de sábado afirmaram que a estrutura ainda estava intacta. Após o desmoronamento, imagens mostram sinais de erosão, indicando que a terra sob o concreto pode ter cedido devido à infiltração de água. O piso apresenta rachaduras e buracos grandes, expondo o solo abaixo. Parte da estrutura cedeu, comprometendo a segurança do local. A prefeitura interditou a área no início da manhã.
Histórico de problemas na estrutura
A obra foi inaugurada no final de dezembro de 2020, no final da gestão do então prefeito Termosires Dias. Menos de dois meses depois, já sob a administração de Manoel Afonso, a estrutura foi interditada. Em nota publicada em uma rede social à época, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto informou que a orla fluvial leste do Rio Preto, localizada ao lado da ponte, amanheceu com diversas rachaduras, infiltrações e risco de acidentes elétricos.
Ainda que interditada em fevereiro de 2021, somente oito meses depois, foram realizados reparos no local. Segundo a administração municipal, a obra apresentou uma série de problemas técnicos após a entrega, incluindo instalações elétricas expostas, trincas estruturais, recalque no revestimento e acabamento precário.
Além do desabamento, a cidade foi atingida por um forte temporal durante a madrugada, com relâmpagos e trovões, que acordaram boa parte da população da cidade. Contudo, ainda não há informações oficiais sobre se temporal contribuiu para o colapso da estrutura. Pela manhã, um engenheiro da prefeitura também visitou o local.

Além do aspecto de abandono, boa parte da estrutura apresenta várias rachaduras e fissuras, indicando desgaste, mas não é possível apontar comprometimento estrutural.
Na parte próxima à ponte, a área é composta por terra avermelhada, tipo cascalho, com vegetação, evidenciando o abandono.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado