Parte do cais do Rio Preto desmorona em Formosa do Rio Preto, Bahia

Obra foi inaugurada há pouco mais de 4 anos.

Parte de cais desmorona, Formosa do Rio Preto, Bahia, Rio Preto, estrutura de concreto
Parte de cais em Formosa do Rio Preto, desmorona - Foto: Portal do Cerrado

Parte do cais localizado às margens do Rio Preto, em Formosa do Rio Preto, Bahia, desmoronou possivelmente durante a noite de sábado para domingo, (16). Visitantes que estiveram no local no final da tarde de sábado afirmaram que a estrutura ainda estava intacta. Após o desmoronamento, imagens mostram sinais de erosão, indicando que a terra sob o concreto pode ter cedido devido à infiltração de água. O piso apresenta rachaduras e buracos grandes, expondo o solo abaixo. Parte da estrutura cedeu, comprometendo a segurança do local. A prefeitura interditou a área no início da manhã.

Histórico de problemas na estrutura

A obra foi inaugurada no final de dezembro de 2020, no final da gestão do então prefeito Termosires Dias. Menos de dois meses depois, já sob a administração de Manoel Afonso, a estrutura foi interditada. Em nota publicada em uma rede social à época, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto informou que a orla fluvial leste do Rio Preto, localizada ao lado da ponte, amanheceu com diversas rachaduras, infiltrações e risco de acidentes elétricos.

Ainda que interditada em fevereiro de 2021, somente oito meses depois, foram realizados reparos no local. Segundo a administração municipal, a obra apresentou uma série de problemas técnicos após a entrega, incluindo instalações elétricas expostas, trincas estruturais, recalque no revestimento e acabamento precário.

Além do desabamento, a cidade foi atingida por um forte temporal durante a madrugada, com relâmpagos e trovões, que acordaram boa parte da população da cidade. Contudo, ainda não há informações oficiais sobre se temporal contribuiu para o colapso da estrutura. Pela manhã, um engenheiro da prefeitura também visitou o local.

Foto: Portal do Cerrado

Além do aspecto de abandono, boa parte da estrutura apresenta várias rachaduras e fissuras, indicando desgaste, mas não é possível apontar comprometimento estrutural.

Na parte próxima à ponte, a área é composta por terra avermelhada, tipo cascalho, com vegetação, evidenciando o abandono.

Foto: Portal do Cerrado

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9030 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários