Polícia Federal deflagra operação em Mansidão, na Bahia

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão

Polícia Federal Mansidão, Associação Criminosa, Bahia, Programa de Integração Social, PIS, Operação Illustrius Admissione
PF combate fraudes contra o Programa de Integração Social – PIS - PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (29) a Operação Illustrius Admissione, em Mansidão, na Bahia. Conforme a PF, a operação visa desarticular associação criminosa especializada na obtenção de recursos do Programa de Integração Social (PIS), mediante a operacionalização de recebimentos indevidos.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

A investigação desenvolvida na Delegacia de Polícia Federal, em Barreiras, no Oeste do estado, identificou esquema criminoso relacionado à contratação fictícia de funcionários por prefeituras, com o objetivo de recebimento de indenização e rendimentos do PIS.

Pelo menos um mandado de busca e apreensão, expedido pela subseção da Justiça Federal em Barreiras, foi cumprido em Mansidão. Nas imagens divulgadas, policiais aparecem em frente à prefeitura, assim como na parte interna, em meio a pastas de arquivos.

Polícia Federal Mansidão, Associação Criminosa, Bahia, Programa de Integração Social, PIS, Operação Illustrius Admissione
PF combate fraudes contra o Programa de Integração Social – PIS durante Operação Illustrius Admissione – Foto: PF

O mandado judicial também autoriza a quebra do sigilo de dados dos equipamentos de informática apreendidos, bem como o acesso imediato aos aparelhos eletrônicos encontrados com os investigados.

As investigações apontam para o cadastramento fraudulento de trabalhadores rurais da região em vínculos de emprego urbano no CNIS, gerando direitos trabalhistas e sociais percebidos irregularmente, em evidente prejuízo ao fundo mantenedor do PIS, composto por recursos federais.

Os envolvidos são investigados pela prática dos crimes de estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa, sendo que as penas somadas podem atingir o patamar máximo de 20 anos de reclusão.

Polícia Federal Mansidão, Associação Criminosa, Bahia, Programa de Integração Social, PIS, Operação Illustrius Admissione
Polícia Federal em Mansidão, combate fraudes contra o Programa de Integração Social – PIS
About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários