Professores da Uneb decretam greve por tempo indeterminado

Foto: Divulgação

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram, ontem, quinta-feira (4), entrar em greve por tempo indeterminado. Em assembleia realizada pela categoria, a decisão foi tomada por 141 votos favoráveis, enquanto 62 docentes votaram contra e dois se abstiveram.

Na tarde de quarta (3), a categoria, em conjunto com estudantes do Departamento de Educação, ocuparam o prédio da Reitoria, na tentativa de sensibilizar o governo do estado e a gestão universitária quanto às reivindicações pretendidas.

Durante a assembleia desta quinta, foram expostas as principais reivindicações, discutidas desde 2016. Segundo a Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), somente na Uneb, mais de 400 professores esperam por promoções e alterações de regime de trabalho.

Ainda de acordo com a Aduneb, há quatro anos a categoria está sem receber o reajuste das perdas inflacionárias, o que acumula um prejuízo de mais de 25% do salário do professor. Para a coordenadora geral da Aduneb, Ronalda Barreto, “o contingenciamento orçamentário, imposto pelo governo Rui Costa, colocou a Uneb em profunda crise, comprometendo o ensino, a pesquisa e a extensão”.

Aluno do último semestre do curso de Relações Públicas e membro do Centro Acadêmico, João Paulo Brito, 23 anos, enfrenta a segunda greve desde que começou a estudar na instituição, em 2015. “Infelizmente, o governo está sucateando a educação. Os cortes de programas essenciais à universidade e o contingenciamento de verba estão deixando a universidade pública, gratuita e popular, em uma situação de subsistência”, disse ele.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8428 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários