Projeto vai retirar as chamadas “espécies exóticas” da Estação Ecológica do Rio Preto

Espécies que não pertencem ao bioma da Estação Ecológica Rio Preto serão eliminadas na área da Unidade de Conservação

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vão promover na Estação Ecológica do Rio Preto localizada nos municípios de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto a retirada das chamadas espécies exóticas dentro da estação.

O Projeto de Manejo das Espécies Exóticas Invasoras da Flora foi apresentado entre os dias 16 e 18 nas comunidades de Peixe, Barro Vermelho e Veredão em Santa Rita de Cássia e na comunidade de Cauã em Formosa do Rio Preto.

As espécies exóticas invasoras são uma das principais causas de perda de biodiversidade, em especial nas Unidades de Conservação. O manejo correto dessas espécies é a meta 15.8 dos OSD (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Já a meta 9 de Aichi assumida pelo Brasil nós compromete de que até 2020, espécies exóticas invasoras e seus vetores terão sido identificadas e priorizadas, espécies prioritárias terão sido controladas ou erradicadas, e medidas de controle de vetores terão sido tomadas para impedir sua introdução e estabelecimento.

O projeto retirará as espécies que não são nativas da região e que foram implantadas por moradores ao longo dos anos, antes da área se tornar uma Unidade de Conservação.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8330 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários