Projeto vai retirar as chamadas “espécies exóticas” da Estação Ecológica do Rio Preto

Espécies que não pertencem ao bioma da Estação Ecológica Rio Preto serão eliminadas na área da Unidade de Conservação

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vão promover na Estação Ecológica do Rio Preto localizada nos municípios de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto a retirada das chamadas espécies exóticas dentro da estação.

O Projeto de Manejo das Espécies Exóticas Invasoras da Flora foi apresentado entre os dias 16 e 18 nas comunidades de Peixe, Barro Vermelho e Veredão em Santa Rita de Cássia e na comunidade de Cauã em Formosa do Rio Preto.

As espécies exóticas invasoras são uma das principais causas de perda de biodiversidade, em especial nas Unidades de Conservação. O manejo correto dessas espécies é a meta 15.8 dos OSD (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Já a meta 9 de Aichi assumida pelo Brasil nós compromete de que até 2020, espécies exóticas invasoras e seus vetores terão sido identificadas e priorizadas, espécies prioritárias terão sido controladas ou erradicadas, e medidas de controle de vetores terão sido tomadas para impedir sua introdução e estabelecimento.

O projeto retirará as espécies que não são nativas da região e que foram implantadas por moradores ao longo dos anos, antes da área se tornar uma Unidade de Conservação.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7977 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários