A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou hoje (4) que aumentou para 16 o número de casos suspeitos para sarampo na cidade do Rio. Até ontem a Secretaria de Saúde do Município informou que a cidade do Rio de Janeiro tinha 4 casos suspeitos .Também há um caso com resultado preliminar positivo para a doença, mas que ainda aguarda confirmação do diagnóstico pelo laboratório de referência nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Todos os protocolos epidemiológicos referentes a acompanhamento e testagem dos pacientes, além de investigação do provável local de infecção e bloqueio vacinal, estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Ontem (3), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ, onde estuda a primeira paciente a apresentar suspeita de sarampo e que está com resultado preliminar. Ao todo foram aplicadas 573 doses da vacina em membros da comunidade acadêmica e funcionários da instituição. A paciente retornou ao estado de origem de sua família, em São Paulo,onde segue em tratamento.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.