![suspeito-atentado-brasilia Suspeito de planejar atentado em Brasília, Lucas Ribeiro Leitão, Correntina, Bahia, Rosário](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2024/12/portaldocerrado-suspeito-de-planejar-atentado-em-brasilia-e-preso-no-oeste-da-bahia-suspeito-atentado-brasilia-678x381.webp)
![](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2025/01/portaldocerrado-disk-gif-disk-gif.gif)
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na tarde de domingo (29) no Oeste da Bahia um homem que planejava cometer um atentado em Brasília. A prisão foi feita por equipes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da PCDF no distrito de Rosário em Correntina. Ele foi encontrado enquanto pegava carona em um caminhão.
De acordo com o portal Metrópoles, o investigado é Lucas Ribeiro Leitão, 30 anos. Ele é corretor de imóveis de Fortaleza e postou as ameaças recentemente, nas redes sociais.
Ao ser detido, a caminho do Distrito Federal, Lucas confessou que planejava o atentado e que usaria de “táticas militares”. Com Lucas, a polícia encontrou dois celulares, um tablet e uma faca. Os itens passarão por perícia, assim como as bagagens dele passaram por análises.
![](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2024/12/portaldocerrado-suspeito-de-planejar-atentado-em-brasilia-e-preso-no-oeste-da-bahia-prisao-2.jpeg)
![](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2024/12/portaldocerrado-suspeito-de-planejar-atentado-em-brasilia-e-preso-no-oeste-da-bahia-prisao-3.jpeg)
Um dos planos dele seria “botar fogo” na capital do país. Em uma conta fechada no Instagram, Lucas também disse que faria um “ataque cirúrgico” e alertou que a segurança pública do Distrito Federal deveria ser aumentada em até “400 vezes”.
Ele disse, ainda, que fez uma promessa a “uma garota”, bem como a uma “série de pessoas”, e que só finalizaria a “missão” após ela ser “concluída”.
A polícia ainda investiga se ele teve ajuda de alguém, porém, até o momento, não há indícios de que ele faria parte de um grupo criminoso. Lucas saiu de Fortaleza, no Ceará, rumo a Brasília, sozinho, pegando carona em caminhões.
No sábado (28/12), a PCDF recebeu uma denúncia anônima sobre as ameaças dele e começou a monitorá-lo.
Leia mais em Portal do Cerrado