Transporte universitário para Corrente e outros desmandos do atual governo; por Bira Lisboa

Leia o texto de opinião de responsabilidade do advogado e político formosense.

Transporte universitário Corrente, Formosa do Rio Preto, Bahia, Corrente, Transporte de alunos
Foto: Divulgação

Fui questionado em meu Instagram (@biralisboa_12) sobre o que a oposição de Formosa do Rio Preto pode fazer em relação aos problemas com o transporte universitário que hoje oferece perigo aos alunos. Respondi para a pessoa, uma jovem cidadã formosense, por mensagem.

Reprodução

Publico aqui minha resposta sem a identificação da pessoa que tem medo de ser retaliada pela Gestão.

Tenho acompanhado as notícias sobre o transporte de alunos universitários para o Corrente. Muitos alunos e pais já me procuraram pedindo providências. 

Sabemos que o gestor argumenta que não é obrigação dele arcar com os custos. Mas, como você (no caso ela) disse, o nosso Município tem uma dívida muito grande com a juventude, sobretudo com aqueles que tem dificuldade para pagar uma faculdade.

O fato de nosso município não possuir uma faculdade pública, gratuita e presencial, é inaceitável. Mais inaceitável é ver que os gestores não lutam por isso, ficam sempre no discurso vazio em época de eleições.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Voltando ao transporte dos universitários, nota-se que houve um completo sucateamento desse serviço, hoje totalmente desorganizado, com carros inadequados e insuficientes para o quantitativo de jovens que precisam. 

O conforto e a segurança dos alunos estão comprometidos. As notícias de superlotação e defeitos nos ônibus são cada vez mais frequentes. Os transtornos para os alunos e para os seus familiares são imensos.

O perigo de algo mais grave acontecer é iminente, preocupa a mim e principalmente os alunos, seus pais e seus parentes. Não há tranquilidade nem sossego, mas a necessidade impõe que se aceite essa humilhação por parte do gestor e da administração. Ou se arrisca ou fica sem estudar.

Penso que é obrigação do Município ajudar a juventude a se formar, é uma questão moral diante do descaso com o ensino superior que não é reivindicado pelo prefeito a nível estadual e federal. Digo e repito, nenhuma Universidade Pública presencial com qualidade e gratuita aportará em Formosa sem gestão nesse sentido. É preciso reivindicar usando todas as forças políticas necessárias.

E essa ajuda aos jovens pode ser dada não só no transporte, mas também em outras áreas, a exemplo das condições do curso preparatório para o ENEM, ainda que de forma semi presencial, mas desde que seja gratuito para quem não tem condições de pagar. Nosso jovem é inteligente, falta apenas incentivo as oportunidades.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Enfim, o transporte de alunos para Corrente é uma calamidade, mas também a educação fundamental, com merenda escolar e transporte adequado foi totalmente destruída nesse atual governo. O retrocesso é grande. 

A saúde do Município também acabou, a estrutura que tínhamos foi completamente destruída. Hoje o que se destaca são as notícias de corrupção no desvio de recursos públicos e suspeita de rachadinhas entre clínicas credenciadas e gestores. Exames transvaginais e obstétricos são feitos em homens, mas bebês morrem no parto por falta de ultrassom durante a gestação, ou por demora em conseguir uma cesariana em Barreiras, quando poderia fazer em Formosa mesmo com todo aparato que existia em outros tempos. Tudo foi destruído.

Enquanto isso, o prefeito, com cinismo estampado no rosto, anuncia antecipadamente gastos milionários com bandas da vaquejada. Reconstrói esse ano no parque de vaquejada um banheiro de apoio aos vaqueiros que demolido o ano passado para permitir o aluguel de banheiros químicos por empresas privadas. A custo de ouro.

Não sou contra a vaquejada. Pelo contrário, quero que ela seja cada ano maior, mais bonita e mais organizada, e sempre gratuita.  Só acho imoral, desumano e cínico contratar bandas com valores fora do normal e suspeitas de superfaturamentos, enquanto a saúde e a educação estão na UTI e pedem SOCORRO.

Obrigado por me questionar, espero que estas minhas palavras cheguem ao conhecimento do prefeito e que ele tome as providências para evitar uma tragédia que já está sendo anunciada, e que Deus nos livre para não acontecer.

Bira Lisboa – Advogado e político formosense.

*Este texto não representa, necessariamente, a opinião do Portal do Cerrado

Sobre Opinião 2 Artigos
Aqui são publicados textos de autores, que não refletem, necessariamente, a opinião do Portal do Cerrado.
5 1 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
DEIXA QUIETO

Bla bla bla de candidado fadado ao fracasso nas eleições… Kkkkk Tá perdendo pra todo mundo nas enquetes… Jornaleco tá tentando ao máximo alavancar a já perdida eleição de Bira…

André Felipe

Concordo plenamente com o ponto de vista do adv Bira, o relato dele é a mais pura realidade escancarada aos nossos olhos, independente se é oposição o relato é fato.