Unidade Móvel da Defensoria encerra primeiro semestre de 2018 com mais de 8 mil atendimentos

Durante os seis primeiros meses do ano, a UMA realizou 16 itinerâncias e percorreu mais de 7 mil quilômetros em todo o estado

Por Ingrid Guimarães – Defensoria Pública

Com um saldo de 16 itinerâncias pela capital e, principalmente, pelo interior do estado, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA encerra este primeiro semestre do ano com 8.180 atendimentos de orientação jurídica, exames de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade e resoluções dos mais diversos tipos de conflitos e 7.462 quilômetros percorridos pelas estradas baianas.

“Foi um semestre intenso em que percorremos longas distâncias e chegamos à cidade mais longe da capital – Formosa do Rio Preto, no extremo-oeste do estado. A partir desta itinerância, devido ao recorde de cartas-convites emitidas e aceitas e que resultaram em um grande número de acordos, conciliações e divórcios consensuais percebemos a necessidade de ficar, pelo menos, dois dias em algumas cidades”, explicou o defensor público Marcus Vinícius Lopes de Almeida, que coordena a Unidade Móvel desde fevereiro deste ano.

“Só vocês para virem de tão longe para olhar por nós”, agradeceu, na época do atendimento em Formosa do Rio Preto, a empregada doméstica Maria da Conceição Souza, 39 anos. Esta 9ª itinerância do semestre contou com a presença do defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, que ministrou a palestra “Justiça: direito de todos, dever do Estado”, como parte das ações da visita da Unidade Móvel à cidade.

Além de Formosa do Rio Preto e algumas itinerâncias pelos bairros de Salvador, incluindo sua atuação durante o Carnaval 2018, a Unidade Móvel de Atendimento, mais conhecida como UMA, levou os serviços da Defensoria para os moradores de São Domingos, Itacaré, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Mata de São João, Mutuípe e Laje. Em Feira de Santana, a UMA reforçou o Plantão da Micareta 2018, que agitou a cidade durante quatro dias do mês de abril.

Próximo semestre

De acordo com o coordenador, o calendário do próximo semestre ainda está em fase de elaboração e análise dos perfis e índices das cidades, mas já está definido que as viagens serão retomadas no mês de julho. “Vamos começar o segundo semestre levando a Defensoria para dois Territórios de Identidade ainda não visitados: Piemonte da Diamantina, onde fica a cidade de Jacobina, e Irecê, onde fica o município de Uibaí. Nesta mesma itinerância, vamos à Maniçoba, distrito de Juazeiro. Já temos previstas, também, as visitas às cidades de Ituaçu e Valente e às comunidades indígenas e quilombolas”, adiantou o coordenador da Unidade Móvel.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7978 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários