Vereador da base governista solicita atenção do Poder Público para a região da Panambi

A Panambi pertence a Formosa do Rio Preto mas é atendida por prefeitura de Mateiros (TO) e pelo governo do Tocantins. Ao longo das gestões a vila foi abandonada por gestões do município baiano.

Vereador Joilson do Sucuriú - Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado

Com a presença de poucos populares durante sessão desta terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto, o vereador Joílson do Sucuriú apresentou duas indicações: A primeira solicitando o calçamento da área popularmente conhecida como “Praça da Luz”, localizada em frente ao Museu Municipal Usina da Luz. O museu foi inaugurado no final de 2020 no fechar dos olhos da gestão de Termosires Dias e passados 16 meses jamais foi aberto ao público pela atual gestão da pasta da Cultura.

Na segunda indicação apresentada em plenário, o vereador solicita a construção de equipamentos públicos e a implementação de políticas públicas na comunidade Panambi. De acordo com a indicação do edil que faz parte da base do prefeito, são a construção de um campo de futebol, de uma praça, de um parque infantil, disponibilização de uma ambulância, abastecimento do Posto de Saúde com medicamentos, perfuração de poço artesiano, alteração do local do lixo público para um local mais afastado da vila residencial da comunidade.

O Joilson do Sucuriú está em seu segundo mandato como vereador do maior município em extensão territorial da Bahia.

Entenda

Na segunda semana de abril, o governador do estado do Tocantins Vanderlei Barbosa, visitou a comunidade de Panambi que oficialmente pertence ao município de Formosa do Rio Preto, sem a presença do prefeito e ou prepostos da prefeitura do maior município da Bahia e um dos maiores produtores de grãos do País. (leia aqui). Na ocasião, não foi possível saber se houve convite ao município baiano para participar da reunião ou se o prefeito Manoel Afonso foi simplesmente deixado de lado da discussão, apesar dela ter acontecido no território de Formosa do Rio Preto.

De acordo com a assessoria de imprensa da Aiba, na reunião, além da infraestrutura, foi debatido a segurança jurídica na divisa dos dois estados. Para além dessas ações, o governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, informou que vai investir na construção de dormitório para professores e salas de aula na Escola Cooperativa Chapadão. De acordo com a assessoria do governador, serão aportados quase R$ 100 mil. (leia mais aqui)

No mesmo dia, o prefeito de Mateiros, município que está no estado vizinho e faz fronteira com Formosa do Rio Preto, entregou um ônibus escolar para atender os estudantes, em sua maioria crianças, que vivem distante da comunidade de Panambi.

Se o prefeito de Formosa do Rio Preto, optar por atender o pedido do vereador, serão beneficiadas mais de 580 moradores e além de beneficiar habitantes de povoados circunvizinhos.

Recentemente, o vereador Joilson, esteve na comunidade de Panambi, onde reuniu inclusive com uma vereadora de Mateiros, mostrando a influência que o município tem sobre uma área que pertence a Formosa do Rio Preto, abandonada por anos por várias gestões.

Vereador Joilson do Sucuriú ao lado do Secretário de Infraestrutura de Formosa do Rio Preto Tiago Xavier com a vereadora Zilmar Moreira de Mateiros e representante da Panambi – Foto: Divulgação
Sobre Darlan Alves Lustosa 7980 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários