Primeira casa feita por impressora 3D é instalada no Sul da Bahia

Primeira casa feita por impressora 3D é instalada no Sul da Bahia
Casa 3D — Foto: Cosmos 3D

Uma casa construída com tecnologia de impressão 3D acaba de ser instalada em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. O imóvel de 57 metros quadrados, que inclui sala, cozinha, banheiro e dois quartos, finalizado em apenas oito dias. O custo gira em torno de R$ 190 mil, excluindo o valor do terreno.

Através do microconcreto, a Cosmos 3D, um consórcio formado pela Katz Construções e a espanhola IT3D, produz as estruturas dos imóveis.

LEIA TAMBÉM:

Mega-Sena 2.793: Veja resultado desta terça-feira

Produzida inteiramente a 980 km do local de instalação, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Nova Lima, Minas Gerais, onde uma impressora de 2,7 toneladas cria estruturas robustas usando microconcreto. Após a impressão, as partes do imóvel, que transportadas para o sul da Bahia, chegou ao destino em três dias. O presidente do Grupo Katz e cofundador da Cosmos 3D, Daniel Katz, explicou ao g1, que o valor de uma casa impressa é similar ao de uma residência convencional, mas a grande vantagem está no tempo de construção, consideravelmente reduzido.

A instalação rápida, com a estrutura produzida com precisão milimétrica, sob controle de software e robô, minimiza o desperdício de material. A fabricação contou com o trabalho de apenas três funcionários, cada um realizando um turno de oito horas diárias. De acordo com o g1, a tecnologia empregada permite que casas de até 50 metros quadrados sejam impressas em cerca de 20 horas. Já no caso da casa em Santa Cruz Cabrália, o processo total envolveu quatro dias para impressão, dois para montagem no local e outros dois para os acabamentos.

Uma das grandes vantagens da tecnologia é a possibilidade de transportar o imóvel para diversas cidades. Segundo Katz, o novo modelo de construção atrai tanto pela agilidade quanto pela possibilidade de personalização das paredes, que podem receber pintura e decoração, assim como qualquer construção tradicional.

Leia mais em Portal do Cerrado

About Darlan Alves Lustosa 8299 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários