Uma casa construída com tecnologia de impressão 3D acaba de ser instalada em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. O imóvel de 57 metros quadrados, que inclui sala, cozinha, banheiro e dois quartos, finalizado em apenas oito dias. O custo gira em torno de R$ 190 mil, excluindo o valor do terreno.
Através do microconcreto, a Cosmos 3D, um consórcio formado pela Katz Construções e a espanhola IT3D, produz as estruturas dos imóveis.
LEIA TAMBÉM:
Produzida inteiramente a 980 km do local de instalação, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Nova Lima, Minas Gerais, onde uma impressora de 2,7 toneladas cria estruturas robustas usando microconcreto. Após a impressão, as partes do imóvel, que transportadas para o sul da Bahia, chegou ao destino em três dias. O presidente do Grupo Katz e cofundador da Cosmos 3D, Daniel Katz, explicou ao g1, que o valor de uma casa impressa é similar ao de uma residência convencional, mas a grande vantagem está no tempo de construção, consideravelmente reduzido.
A instalação rápida, com a estrutura produzida com precisão milimétrica, sob controle de software e robô, minimiza o desperdício de material. A fabricação contou com o trabalho de apenas três funcionários, cada um realizando um turno de oito horas diárias. De acordo com o g1, a tecnologia empregada permite que casas de até 50 metros quadrados sejam impressas em cerca de 20 horas. Já no caso da casa em Santa Cruz Cabrália, o processo total envolveu quatro dias para impressão, dois para montagem no local e outros dois para os acabamentos.
Uma das grandes vantagens da tecnologia é a possibilidade de transportar o imóvel para diversas cidades. Segundo Katz, o novo modelo de construção atrai tanto pela agilidade quanto pela possibilidade de personalização das paredes, que podem receber pintura e decoração, assim como qualquer construção tradicional.
Leia mais em Portal do Cerrado