Vários municípios do Oeste da Bahia sofrem em consequências das fortes chuvas que atingem a região. Segundo a a Defesa Civil de Barreiras, choveu mais de 300 mm na região entre a sexta (24) e o sábado (25). Com a intensidade das chuvas o córrego Ribeirão em Barreiras transbordou no domingo (26) e provocou alagamento no início da Rua Barão de Cotegipe e parte das ruas Iazinha Pamplona, Ciro Pedrosa e José Antônio do Carmo no bairro Morada da Lua de Baixo.
Segundo o 17º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares), foram resgatadas cerca de 25 pessoas que estavam ilhadas em Barreiras. Após o resgate e translado, as pessoas socorridas ficaram a cargo dos órgãos municipais.
Em Angical, os asfalto entre a cidade e o povoado de Missão de Aricobé cedeu dificultando a circulação de pessoas. A barragem de Ouriçangas rompeu e várias casas caíram. A ponte em Varjão também cedeu, deixando os moradores sem a trafegabilidade necessária. Na sede do município, pelo menos cinco famílias foram desabrigadas após o riacho da Redenção transbordar. (veja aqui)
Até ontem, no município de Wanderley o estado era de alerta. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, as fortes chuvas tem causado estragos e prejuízos econômicos na zona rural. Riachos transbordaram e deixaram pessoas ilhadas. A Defesa Civil relatou que as águas já levaram muitas criações dos agricultores, como gados, impactando fortemente aquela economia.
Já em Cotegipe, a Defesa Civil do município informou que também está em estado de alerta. As fortes chuvas estão na eminência de causarem alagamento nas casas.
Em Formosa do Rio Preto, chove desde a noite de domingo (26) mas não tem causado problemas mais graves até então. Até o domingo, a situação de uma barragem que gerou um alerta de rompimento por parte da prefeitura (veja aqui), está sob controle.
De acordo com o 17º GBM, equipes estão de prontidão para eventualidade, dando uma resposta rápida e eficaz à sociedade, preservando ou minimizando os danos causados pelas fortes chuvas.
Neste domingo (26) a Defesa Civil da Bahia, informou que mais de 430 mil família são impactadas pelas fortes chuvas que caem no estado. (veja aqui)