Chuvas na Bahia: Região Oeste registra alagamentos, rompimento de barragem e resgate de pessoas

Estradas foram danificadas em vários municípios. Em Barreiras cerca de 25 pessoas precisaram da ajuda do Corpo de Bombeiros para deixar suas casas.

Cerca de 25 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros em Barreiras - Foto Reprodução

Vários municípios do Oeste da Bahia sofrem em consequências das fortes chuvas que atingem a região. Segundo a a Defesa Civil de Barreiras, choveu mais de 300 mm na região entre a sexta (24) e o sábado (25). Com a intensidade das chuvas o córrego Ribeirão em Barreiras transbordou no domingo (26) e provocou alagamento no início da Rua Barão de Cotegipe e parte das ruas Iazinha Pamplona, Ciro Pedrosa e José Antônio do Carmo no bairro Morada da Lua de Baixo.

Segundo o 17º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares), foram resgatadas cerca de 25 pessoas que estavam ilhadas em Barreiras. Após o resgate e translado, as pessoas socorridas ficaram a cargo dos órgãos municipais.

Em Angical, os asfalto entre a cidade e o povoado de Missão de Aricobé cedeu dificultando a circulação de pessoas. A barragem de Ouriçangas rompeu e várias casas caíram. A ponte em Varjão também cedeu, deixando os moradores sem a trafegabilidade necessária. Na sede do município, pelo menos cinco famílias foram desabrigadas após o riacho da Redenção transbordar. (veja aqui)

Até ontem, no município de Wanderley o estado era de alerta. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, as fortes chuvas tem causado estragos e prejuízos econômicos na zona rural. Riachos transbordaram e deixaram pessoas ilhadas. A Defesa Civil relatou que as águas já levaram muitas criações dos agricultores, como gados, impactando fortemente aquela economia.

Já em Cotegipe, a Defesa Civil do município informou que também está em estado de alerta. As fortes chuvas estão na eminência de causarem alagamento nas casas.

Em Formosa do Rio Preto, chove desde a noite de domingo (26) mas não tem causado problemas mais graves até então. Até o domingo, a situação de uma barragem que gerou um alerta de rompimento por parte da prefeitura (veja aqui), está sob controle.

De acordo com o 17º GBM, equipes estão de prontidão para eventualidade, dando uma resposta rápida e eficaz à sociedade, preservando ou minimizando os danos causados pelas fortes chuvas.

Neste domingo (26) a Defesa Civil da Bahia, informou que mais de 430 mil família são impactadas pelas fortes chuvas que caem no estado. (veja aqui)

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários