Chuvas em Salvador deixa três mortos e outros feridos

Chuvas em Salvador 2024, Deslizamento de terra, Bahia, Corpo de Bombeiros da Bahia
Corpo de bombeiros da Bahia remove escombros por 48 horas, com ajuda de voluntários até achar corpo de jovem 18 anos soterrado - Foto: Corpo de Bombeiros da bahia

As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Salvador e outras áreas da Bahia desde o início da semana, deixaram um rastro de destruição na capital baiana e uma tragédia com três mortos. Nesta sexta-feira (29), os bombeiros encontraram os corpos de duas pessoas desaparecidas, elevando o número de vítimas no estado para três. Um dos corpos localizados foi a da menina de 12 anos, que caiu em um bueiro em Dias D’Ávila, cidade localizada a 50 km de Salvador.

A jovem foi encontrada na tarde desta sexta-feira, mas as autoridades ainda não esclareceram se o corpo estava dentro da galeria fluvial onde caiu ou no rio, onde o fluxo de água deságua. As informações são do Corpo de Bombeiros da Bahia.

Adolescente encontrada em Dias D’Ávila

Mais cedo, equipes de buscas localizaram o corpo de Paulo, um jovem de 18 anos que morreu soterrado no bairro de Saramandaia, em Salvador. Ele estava dentro de casa com a mãe, o irmão de seis anos e um vizinho, no momento do deslizamento de terra, ocorrido na quarta-feira (27).

Menina que caiu em bueiro, Dias D'Ávila, Bahia
Bombeiros localizam corpo de menina que caiu em bueiro em Dias D’Ávila – Foto: Redes sociais

As buscas no local envolveram mais de 100 pessoas, entre voluntários e equipes de resgates e duraram 48 horas, até a remoção dos escombros. Os outros ocupantes da casa, resgatados com vida e levados para hospitais, mas as autoridades não divulgaram o estado de saúde deles.

Ainda na quarta-feira, as chuvas fizeram a primeira vítima fatal em Salvador. O corpo de Gerson Santos Júnior, de 23 anos, foi encontrado após horas de buscas em um segundo deslizamento no mesmo bairro de Saramandaia.

Chuvas em Salvador, vítimas, ferida
Vítimas morreram soterradas durantes chuvas em Salvador – Foto: Redes sociais

Chuvas históricas em Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, informou que a cidade registrou quase 500 mm de chuvas em cinco dias, o maior volume desde 1961. O índice alarmante sobrecarregou o sistema de drenagem, provocando alagamentos, deslizamentos e interrupções de serviços essenciais.

A prefeitura e o governo estadual continuam monitorando áreas de riscos e reforçando o pedido para que moradores das regiões mais afetadas busquem abrigos seguros.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que o estado está mobilizado para atender as vítimas e prevenir novos desastres. “Estamos trabalhando para minimizar os impactos, mas o volume de chuvas é algo que desafia qualquer planejamento. Reforçamos o pedido para que as pessoas em áreas de risco procurem seguros locais”, declarou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica chuvas moderadas a fortes para o final da semana, com risco de novos alagamentos.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8388 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários