Dute é atração na localidade de Arroz em Formosa do Rio Preto

Evento é uma das poucas comemorações juninas no município que vem perdendo suas tradições.

Dute, Sanfona, Festa Junina, Orango, Dia de São João, Formosa do Rio Preto, Bahia, Arroz de Baixo
Foto: Divulgação

Com anos de estrada e com sua bela sanfona, Dute sobe ao palco montado na escola Álvares de Azevedo, na localidade de Arroz de Baixo em Formosa do Rio Preto para uma noitada em comemoração ao dia de São João. A atração da noite tem em seu repertório o típico forró chamado pé de serra que designa o forró tradicional. Mas Dute também canta e toca os mais diversos sucessos do momento.

O evento está marcado para às 18h, do sábado, dia 24. No convite, a escola pede trajes típicos, mas não é uma exigência.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Dute é o típico de músico nato, de uma geração pura que aprendeu a tocar instrumentos de ouvido, ao nascer ao som da sanfona e crescendo vendo e ouvindo seu pai, o músico Jordelino a tocar. Por sua vez, Jordelino, também aprendeu o ofício sozinho, quando aos 14 anos ganhou de sua mãe uma sanfona de 4 baixos. Fez sucesso tocando em casamentos e diversas festas pela região. (leia aqui)

O músico, talvez seja uma resistência no município de Formosa do Rio Preto, que segue perdendo suas tradições, como as das festas juninas. Nos anos anteriores, haviam pelo menos duas festas que foram municipalizadas. A festa da localidade de Malhadinha, que era antes da municipalização era conhecida como “Arraía do Dr” e as comemorações com apresentações musicais na localidade de Arroz.

Das poucas tradições mantidas pela comunidade, acender uma fogueira às portas das casas, principalmente em povoados do município, se mantém. Na sede, a tradição foi interrompida por conta do asfalto, que pode ser danificado pelo calor do fogo. Mas ainda se ver um outro menino soltando os tradicionais traque, um tipo de bombinha muito usada em festas juninas.

Por outro lado, as rezas de devoção ao santo, pouco se observa pelas bandas de cá. Conforme o portal UOL, as festas da celebração dos chamados Santos Populares (Santo António, São Pedro e São João), se originou na Idade Média. Segundo os evangelhos, João Batista é o maior dos profetas porque pôde apresentar o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Por Darlan A. Lustosa | 006978 BA – MTb

Sobre Darlan Alves Lustosa 7980 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários