Empresa vai investir R$ 88 milhões na modernização do​ parque solar em Tabocas do Brejo Velho

Enel Green Power, é braço de geração renovável do Grupo Enel com ampla presença na Bahia.

Parque Solar Novo Horizonte/Divulgação

A Enel Green Power, braço de geração renovável do Grupo Enel com ampla presença na Bahia na operação de usinas solares e eólicas, vai investir R$ 88 milhões para modernizar o parque solar Horizonte, no município de Tabocas do Brejo Velho no Oeste da Bahia.

O anúncio foi realizado durante a assinatura de protocolo de intenções com o Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta terça-feira (02). Com as obras, a expectativa é que a usina tenha um incremento em sua capacidade de produção de energia, além de promover a geração de postos de trabalho indiretos para trabalhadores locais durante a fase de modernização.

Assinatura de protocolo de intenções com o Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Foto: Ascom/SDE

“A Bahia segue como líder na geração total de energia solar, correspondendo a 30,16% da geração nacional. O Estado tem um enorme potencial na geração de energia solar e eólica. As energias renováveis transformam as paisagens, a economia e geram emprego e renda para os municípios baianos. A SDE oferece apoio institucional e acompanhamento da empresa, desde a sua intenção de se implantar, até a sua instalação, ofertando todo apoio necessário em todas as etapas do processo”,

destaca José Nunes, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power no Brasil, Jean Philippe Salvatore, destaca que a modernização do parque contará com a substituição dos inversores originais por outros mais eficientes e modernos. “Essa troca irá ocorrer nos próximos meses, até o começo do próximo ano. Esperamos aumentar a produtividade do projeto com essa mudança. A previsão é que a modernização seja encerrada no primeiro trimestre de 2023”.

Comercialização de Energia Solar

Atualmente na Bahia são 41 usinas solares em operação, com 1,3 GW de potência instalada. Oito municípios baianos são beneficiados com as usinas em operação: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho.

Outros 180 parques estão em construção ou com construção prestes a iniciar. Quando elas estiverem operando, a Bahia vai chegar a 8,3 GW de potência instalada. Dados constam do Informe Executivo de Energia Solar, produzido pela SDE.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8435 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
4 1 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários