Fazendas na Bahia são ocupadas por integrantes do MST

Ações ocorreram no Extremo Sul, Baixo Sul e Norte do estado

MST, Movimento Sem Terra, Bahia, Jaguaquara, Guaratinga, Juazeiro
MST ocupa fazendas na Bahia — Foto: Divulgação/MST

Integrantes do MST – Movimento Sem Terra, ocuparam três fazendas nas cidades de Jaguaquara, Juazeiro e Guaratinga, na Bahia, neste fim de semana. Mais de 500 famílias estão em áreas consideradas improdutivas pelo movimento.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

A primeira ação, foi uma reocupação na fazenda Mata Verde, no município de Guaratinga, no Extremo Sul do estado, com cerca de 118 famílias.

Outras duas áreas foram ocupadas na madrugada deste domingo (23). Uma, na regional Norte, com cerca de 200 famílias, que ocuparam 4 mil hectares de terras improdutivas na região do Salitre, em Juazeiro.

Já na região Baixo Sul, camponeses e camponesas fizeram a ação no município Jaguaquara, onde cerca de 200 famílias, ocuparam a fazenda Jerusalém, em Jaguaquara. Esta fazenda, segundo os integrantes do MST, tem um decreto de desocupação desde 2010.

O Movimento Sem Terra alega que as áreas são improdutivas e que não tem famílias assentadas. Conforme o Movimento Sem Terra (MST), essas ocupações fazem parte do processo de reforma agrária que acontece em todo o Brasil.

A Polícia Militar da Bahia informou ao G1, que segue acompanhando as situações.

Em nota, o (MST) Movimento Sem Terra na Bahia disse que reivindica as áreas ocupadas para fins de Reforma Agrária. As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que reafirma a centralidade da luta pela terra no Brasil.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários