Flores do cerrado: Conheça 12 das mais belas e exóticas espécies

Reprodução: Dia On Line

Isabela Gonçalves

O  cerrado  é considerado como o segundo maior bioma brasileiro e pode ser encontrado nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, e  em Goiás. Uma de suas principais características são os galhos retorcidos e seu clima bem definido, com uma estação seca e outra chuvosa. Mas convenhamos, uma das partes mais charmosas são as flores  do cerrado.

Com detalhes encantadores e características bem distintas, desabrocham em beleza durante todos os períodos do ano, mas principalmente durante a primavera, como já é de se esperar. Elas embelezam não apenas nossas cidades, mas muitas ainda são utilizadas para compor lindos arranjos. Portanto, se você é um admirador de nosso lindo cerrado e de suas belezas, certamente irá se encantar com estas 12 flores que selecionamos. Dá uma olhada!

Flores do cerrado:

1 – Ipê-do-Cerrado

flores do cerrado
Foto: Reprodução

O Ipê é um dos nomes mais populares do cerrado brasileiro e pode ser encontrado em todos os cantos de Goiás, mas também se estende a outros estados. Apenas para que você tenha ideia, está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo.

Com alturas que podem chegar entre 6 a 14 metros, possuem o tronco tortuoso com até 50 cm de diâmetro. Suas folhas são pilosas nas duas faces, mas acontece mais no lado inferior, que tem a cor mais clara.

E para quem adora ver as árvores floridas, o período ideal é entre julho e setembro. Convenhamos, poucas coisas são tão majestosas quanto um Ipê florido, não acha?

2 – Para-tudo

flores do cerrado
Foto: Reprodução

Conhece a Para-Tudo? É sem dúvida uma das mais bonitas e raras flores do cerrado. Conhecida também como Ginseng do Cerrado, é uma planta que floresce durante o verão e permanece aberta entre os meses de novembro a março, dependendo da região em que se encontra.

Sua ocorrência é predominante nos cerrados e campos rupestres dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Essas florzinhas alaranjadas são conhecidas por nunca murcharem, mas infelizmente estão ameaçadas de extinção.

3 – Colestenia

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Pirenópolis Tur

Esse é um tipo de orquídea terrestre que possui insolação média a alta. Sempre é mais fácil encontrá-la próximo a cursos de água em subtrato rochoso. Estas flores do cerrado costumam nos dar o ar de sua graça entre os meses de janeiro a março. São lindas, não acha?

4 – Canela-de-ema

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Caliandra do Cerrado

A flor pode ser encontrada no cerrado dos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Toda sua beleza corre sérios riscos, uma vez que está em extinção em praticamente todos os locais em que se encontra.

Mas vale lembrar que ela é bastante antiga e muitos a declaram como um “fóssil vivo”. Suas flores possuem beleza única e estão sempre em tons de violeta, lilás e branco, por isso são muito visadas em arranjos florais.

Além disso, a planta ainda possui poderes medicinais. O chá de suas raízes é bastante utilizado para combater reumatismos e dores de coluna, por exemplo. É uma das mais belas flores do cerrado!

5 – Chuveirinho

flores do cerrado
Foto: Pixabay

As flores do cerrado nativo são simplesmente deslumbrantes. O que dizer então daquela conhecida como “Chuveirinho”? Seu charme é capaz de atrair atenção de quem quer que seja.

Pode ser encontrada em sub-arbustos e tem flores secas, redondas e pequenas, de cor branca. Devido a sua estrutura, é bastante utilizada em trabalhos de artesanato e na produção de buquês.

Podem ser encontradas em diversas regiões de Goiás, mas sua maior incidência está na região de Pirenópolis, nas proximidades da Cidade das Pedras.

6 – Caliandra

flores do cerrado
Foto: Reprodução

Entre as flores do cerrado a que mais se destaca é a Caliandra, que acaba ganhando também o nome de “Flor do Cerrado”, marcando esse tipo de bioma.

Estas são flores extremamente delicadas e crescem em arbustos de até 4 metros, entre a vegetação seca. São bem pequenas e possuem longos estames que podem ser de cor rosa, vermelho ou branco, ou ainda em um singela mistura de tons. É bastante utilizada em paisagismo e para decoração.

7 – Flor do pequi

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Caliandra do Cerrado

Os pequizeiros são nativos do cerrado, mas não se sabe ao certo qual sua real origem. No entanto, pode ser encontrado nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais.

Pode-se dizer que os goianos são acostumados a comer de seu fruto, mas será que você conhece as flores dessa árvore? As flores do pequi são lindas e de uma natureza exótica e extremamente frágil. Com tons amarelos, podem se desgrudar do caule com qualquer vento um pouquinho mais forte.

A árvore floresce entre os meses de agosto a novembro, sendo que os frutos já podem ser encontrados maduros a partir de setembro.

8 – Umburuçu

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Pirenópolis Tur

Uma das mais curiosas flores do cerrado, pode ser encontrada principalmente entre os meses de junho e julho. Pode ser encontrada em árvore de grande porte, que pode ultrapassar os 8 metros de altura e ter tronco com mais de um metro de diâmetro.

Possui fios longos e macios que são bastante utilizados para forrar almofadas, travesseiros e ainda são utilizados para a fabricação de cordas.

9 – Flamboyant

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Flickr

Embora seja uma árvore encontrada predominantemente no cerrado brasileiro, vale mencionar que ela não possui suas origens em nosso país. Considerada como uma das mais belas árvores do mundo, é originária de Madagascar, que possui clima tropical. Por isso acabou se adaptando tão bem por aqui.

Suas flores são lindas e ocorrem entre os meses de outubro a janeiro, podendo ter diferentes colorações que variam entre o vermelho e o laranja-claro. É difícil passar por um flamboyant florido e não parar para tirar ao menos uma foto!

10 – Pau-terra

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Flickr

Essa é uma espécie do cerrado e está entre as mais importantes plantas lenhosas da região. As árvores podem atingir entre 6 e 15 metros de altura. Suas flores ocorrem no início da seca, por volta do mês de abril, e se intensificam no período chuvoso.

11 – Lobeira

flores do cerrado
Foto: Reprodução

Encontrada principalmente nas regiões do cerrado, é uma das mais importantes espécies. Sua frutificação acontece entre os meses de julho e janeiro e se multiplica de forma bem fácil. Suas flores são bastante charmosas, apresentando um formato que lembra uma estrela, na cor violeta e amarelo.

12 – Flor da cagaita

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Flickr

A cagaiteira é típica do cerrado e floresce entre os meses de agosto e setembro, frutificando entre os meses de setembro e outubro. No período da floração, a copa das árvores ficam completamente floridas e praticamente não apresentam folhas. As flores apresentam natureza exótica e beleza encantadora.


VEJA TAMBÉM:

https://portaldocerrado.com/frutas-do-cerrado-12-delicias-que-voce-precisa-conhecer/

Sobre Darlan Alves Lustosa 7976 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Francisca De Assis Jesus Freitas

Esta bem selecionada estou pesquisando para trabalhar com um projeto escolar com estudante do 4º e 5º anos. precisamos colocar as nossas crianças em contato mesmo que seja por meio de fotos e poucas palavras. Eu amo a beleza do serrado e tive a oportunidade de conhecer a maior parte.