Flores do cerrado: Conheça 12 das mais belas e exóticas espécies

Reprodução: Dia On Line

Isabela Gonçalves

 

 

O  cerrado  é considerado como o segundo maior bioma brasileiro e pode ser encontrado nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, e  em Goiás. Uma de suas principais características são os galhos retorcidos e seu clima bem definido, com uma estação seca e outra chuvosa. Mas convenhamos, uma das partes mais charmosas são as flores  do cerrado.

Com detalhes encantadores e características bem distintas, desabrocham em beleza durante todos os períodos do ano, mas principalmente durante a primavera, como já é de se esperar. Elas embelezam não apenas nossas cidades, mas muitas ainda são utilizadas para compor lindos arranjos. Portanto, se você é um admirador de nosso lindo cerrado e de suas belezas, certamente irá se encantar com estas 12 flores que selecionamos. Dá uma olhada!

Flores do cerrado:

1 – Ipê-do-Cerrado

flores do cerrado
Foto: Reprodução

O Ipê é um dos nomes mais populares do cerrado brasileiro e pode ser encontrado em todos os cantos de Goiás, mas também se estende a outros estados. Apenas para que você tenha ideia, está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo.

Com alturas que podem chegar entre 6 a 14 metros, possuem o tronco tortuoso com até 50 cm de diâmetro. Suas folhas são pilosas nas duas faces, mas acontece mais no lado inferior, que tem a cor mais clara.

E para quem adora ver as árvores floridas, o período ideal é entre julho e setembro. Convenhamos, poucas coisas são tão majestosas quanto um Ipê florido, não acha?

2 – Para-tudo

flores do cerrado
Foto: Reprodução

Conhece a Para-Tudo? É sem dúvida uma das mais bonitas e raras flores do cerrado. Conhecida também como Ginseng do Cerrado, é uma planta que floresce durante o verão e permanece aberta entre os meses de novembro a março, dependendo da região em que se encontra.

Sua ocorrência é predominante nos cerrados e campos rupestres dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Essas florzinhas alaranjadas são conhecidas por nunca murcharem, mas infelizmente estão ameaçadas de extinção.

3 – Colestenia

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Pirenópolis Tur

Esse é um tipo de orquídea terrestre que possui insolação média a alta. Sempre é mais fácil encontrá-la próximo a cursos de água em subtrato rochoso. Estas flores do cerrado costumam nos dar o ar de sua graça entre os meses de janeiro a março. São lindas, não acha?

4 – Canela-de-ema

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Caliandra do Cerrado

A flor pode ser encontrada no cerrado dos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Toda sua beleza corre sérios riscos, uma vez que está em extinção em praticamente todos os locais em que se encontra.

Mas vale lembrar que ela é bastante antiga e muitos a declaram como um “fóssil vivo”. Suas flores possuem beleza única e estão sempre em tons de violeta, lilás e branco, por isso são muito visadas em arranjos florais.

Além disso, a planta ainda possui poderes medicinais. O chá de suas raízes é bastante utilizado para combater reumatismos e dores de coluna, por exemplo. É uma das mais belas flores do cerrado!

5 – Chuveirinho

flores do cerrado
Foto: Pixabay

As flores do cerrado nativo são simplesmente deslumbrantes. O que dizer então daquela conhecida como “Chuveirinho”? Seu charme é capaz de atrair atenção de quem quer que seja.

Pode ser encontrada em sub-arbustos e tem flores secas, redondas e pequenas, de cor branca. Devido a sua estrutura, é bastante utilizada em trabalhos de artesanato e na produção de buquês.

Podem ser encontradas em diversas regiões de Goiás, mas sua maior incidência está na região de Pirenópolis, nas proximidades da Cidade das Pedras.

6 – Caliandra

flores do cerrado
Foto: Reprodução

Entre as flores do cerrado a que mais se destaca é a Caliandra, que acaba ganhando também o nome de “Flor do Cerrado”, marcando esse tipo de bioma.

Estas são flores extremamente delicadas e crescem em arbustos de até 4 metros, entre a vegetação seca. São bem pequenas e possuem longos estames que podem ser de cor rosa, vermelho ou branco, ou ainda em um singela mistura de tons. É bastante utilizada em paisagismo e para decoração.

7 – Flor do pequi

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Caliandra do Cerrado

Os pequizeiros são nativos do cerrado, mas não se sabe ao certo qual sua real origem. No entanto, pode ser encontrado nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais.

Pode-se dizer que os goianos são acostumados a comer de seu fruto, mas será que você conhece as flores dessa árvore? As flores do pequi são lindas e de uma natureza exótica e extremamente frágil. Com tons amarelos, podem se desgrudar do caule com qualquer vento um pouquinho mais forte.

A árvore floresce entre os meses de agosto a novembro, sendo que os frutos já podem ser encontrados maduros a partir de setembro.

8 – Umburuçu

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Pirenópolis Tur

Uma das mais curiosas flores do cerrado, pode ser encontrada principalmente entre os meses de junho e julho. Pode ser encontrada em árvore de grande porte, que pode ultrapassar os 8 metros de altura e ter tronco com mais de um metro de diâmetro.

Possui fios longos e macios que são bastante utilizados para forrar almofadas, travesseiros e ainda são utilizados para a fabricação de cordas.

9 – Flamboyant

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Flickr

Embora seja uma árvore encontrada predominantemente no cerrado brasileiro, vale mencionar que ela não possui suas origens em nosso país. Considerada como uma das mais belas árvores do mundo, é originária de Madagascar, que possui clima tropical. Por isso acabou se adaptando tão bem por aqui.

Suas flores são lindas e ocorrem entre os meses de outubro a janeiro, podendo ter diferentes colorações que variam entre o vermelho e o laranja-claro. É difícil passar por um flamboyant florido e não parar para tirar ao menos uma foto!

10 – Pau-terra

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Flickr

Essa é uma espécie do cerrado e está entre as mais importantes plantas lenhosas da região. As árvores podem atingir entre 6 e 15 metros de altura. Suas flores ocorrem no início da seca, por volta do mês de abril, e se intensificam no período chuvoso.

11 – Lobeira

flores do cerrado
Foto: Reprodução

Encontrada principalmente nas regiões do cerrado, é uma das mais importantes espécies. Sua frutificação acontece entre os meses de julho e janeiro e se multiplica de forma bem fácil. Suas flores são bastante charmosas, apresentando um formato que lembra uma estrela, na cor violeta e amarelo.

12 – Flor da cagaita

flores do cerrado
Foto: Reprodução/ Flickr

A cagaiteira é típica do cerrado e floresce entre os meses de agosto e setembro, frutificando entre os meses de setembro e outubro. No período da floração, a copa das árvores ficam completamente floridas e praticamente não apresentam folhas. As flores apresentam natureza exótica e beleza encantadora.

 


VEJA TAMBÉM:

Frutas do cerrado: 12 delícias que você precisa conhecer

Sobre Darlan Alves Lustosa 2688 Artigos
Texto sobre o administrador do site.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.