Gás da morte começa a ser extraído em Floriano (PI)

Imagem: Portal Corrente

Chamado de gás da morte por ambientalistas começa a ser extraído na cidade de Floriano (PI) o gás de xisto, pela Mineradora Ouro Preto.

A previsão é que em breve centenas de outros poços sejam perfurados em pelo menos quinze municípios ao Sul do Piauí. O  receio é que estejam utilizando o fraturamento hidráulico ou “Fracking”, uma técnica danosa que perfura o subsolo na horizontal e vertical chegando próximas as fontes de água, onde injetam centenas de substâncias químicas que misturada a milhões de metros cúbicos de água, provocam a liberação do gás.

A perfuração causa impactos socioambientais de proporções gigantescas já que não contamina apenas as águas subterrâneas, mas também o solo e o ar ao liberar o metano, um dos causadores do efeito estufa. Em relação às pessoas a exposição no caminho do gás leva a doenças irrecuperáveis como o câncer.

Para o Coordenador da Ong COESUS, Colizão Não Fracking Brasil, Juliano Bueno tudo indica não haver dúvidas sobre a utilização da técnica pela Mineradora Ouro Preto na Bacia do Rio Parnaíba nos Estados do Piauí e Maranhão. A entidade ao lado da também Ong 350.Org combatem as mudanças do clima em nível global.

Segundo Juliano, a profundidade do poço, 2.400 metros, chega a rocha de xisto naquela região. Ele explicou que a contaminação se dá pela tubulação onde injetam bastante água, cerca de 150 mil litros, misturada com grandes quantidades de solventes químicos tóxicos.

A Secretária de Meio Ambiente de Floriano, Manuella Simplício Viana, informou que todas as licenças foram concedidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado-SEMAR. Confirmou que nas proximidades do poço existem residências ocupadas por moradores, disse ainda que mesmo sem ingerência na exploração haverá fiscalização por parte de sua equipe.

Já a Rede Ambiental do Piauí-REAPI, provocou o Ministério Público Federal no sentido de não permitir a utilização do frecking no Piauí e vai movimentar a Câmara Municipal de Floriano para discutir o assunto com a sociedade e pedir uma moratória do Gás de Xisto no município.

 

As informações são do www.portalcorrente.com.br via Tânia Martins | Rede Ambiental do Piauí

 

Sobre Darlan Alves Lustosa 7978 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Jr. Teles

Você esta inventando Fake News ele náo concluiram a perfuração do furo para Gás, O Facking só acontece depois de concluir o furo, ate ontem a noite estavam furando.

Henrique Mello

Sugiro a estas pessoas que estão emitindo opiniões, estudem melhor o assunto e informem-se dos métodos utilizados.

Francisco frederico

Apoiado parceiro.