PT oficializa candidatura de Lula à Presidência; Alckmin é aprovado como vice

Foto: Rovena Rosa

O PT oficializou nesta quinta-feira (21) o nome de Luís Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República, nas eleições de 2 de outubro. Esta será a sexta vez que Lula participa de uma eleição.

Além disso, o PT também aprovou o nome do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente. A convenção do PSB, partido de Alckmin está prevista para 29 de julho.

O ex-presidente não participou do ato na capital paulista, uma vez que cumpre agenda no Nordeste. Nesta quinta (21), ele participa de um evento no Recife. No entanto tanto Lula quanto Alckmin deverão estar na convenção do PSB.

A federação partidária formada por PT, PCdoB e PV vai se reunir para aprovar a chapa e também a coligação, chamada “Juntos pelo Brasil”, que terá, além do PSB, Rede, PSOL e Solidariedade.

Perfis

Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966.

Lula foi eleito em 2002, depois de disputar o segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, Lula venceu Geraldo Alckmin e foi reeleito ao cargo. Lula disputou pela primeira vez à Presidência em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso nas duas tentativas.

Já Geraldo Alckmin, nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.

Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários