Trabalhadores morrem soterrados em silo com soja, no Oeste da Bahia

Caso aconteceu em uma fazenda de Barreiras. Este é o terceiro acidente semelhante com três mortos e um ferido em menos de 15 dias.

alt=bombeiro acessa silo com 50 toneladas de soja para resgatar corpos de trabalhadores
As vítimas ficaram soterradas em um silo com cerca de 50 toneladas de soja - Foto: 17ª GBMBA/Barreiras

Dois trabalhadores morreram no sábado (28) após caírem em um silo de soja, localizado em uma fazenda na BR-242, no município de Barreiras, no Oeste da Bahia. Em menos de 15 dias, este é o terceiro acidente semelhante na região, deixando três trabalhadores mortos e um ferido. (veja abaixo)

Os bombeiros foram chamados por volta do meio-dia e trabalharam por sete horas para o resgate dos corpos dos dois trabalhares, segundo o Corpo de Bombeiros, vítimas de engolfamento, quando elas aspiram sólidos finamente divididos, causando a morte por enchimento ou obstrução do sistema respiratório.

Conforme o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, toneladas de soja precisaram ser drenadas do local. Dada à profundidade do silo, cerca de 20 metros, a guarnição que atendeu a ocorrência precisou empregar técnicas de resgate vertical para concluir a operação.

As vítimas ficaram soterradas em um silo com cerca de 50 toneladas de soja – Foto: 17ª GBMBA/Barreiras

Após a retirada das vítimas, e constatação dos óbitos, os corpos foram encaminhados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para necropsia. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, também participaram do resgate.

Acidentes

No dia 16 de janeiro, um trabalhador de 27 anos, morreu após cair em um silo de soja, no município de Luís Eduardo Magalhães, na mesma região. Foram necessários seis horas de trabalho dos bombeiros para o resgate do corpo. O rapaz estava fazendo a manutenção do depósito que armazenava em torno de 400 toneladas e teria entrado no local sem os equipamentos de segurança. (leia aqui)

No dia seguinte, em Barreiras, um funcionário caiu no poço de um elevador de grãos, quando fazia manutenção no local, com 8 metros de profundidade. Resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado a unidade de saúde, com suspeita de fratura do fêmur. (leia aqui)

Em pelo menos um caso, o Ministério Público do Trabalho, abriu inquérito para apurar a morte de Carleandro Almeida Marques, de 27 anos, no entanto, não há informações da apuração do MPT. (leia aqui)

About Darlan Alves Lustosa 8326 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários