Unacon do Hospital do Oeste inicia sessões de quimioterapia

Unidade foi inaugurada em maio com investimentos de cerca de R$ 23 milhões do Governo da Bahia

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no Hospital do Oeste - Foto: Governo da Bahia

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon do Hospital do Oeste que fica em Barreiras na Bahia, passou a realizar sessões de quimioterapia. Um idoso de 89 anos foi o primeiro paciente a realizar a sessão na unidade.

Durante sete anos, o tratamento de Arnaldo Berwanger foi realizado na cidade de Cascavel no Paraná. Como ele, centenas de pessoas da região Oeste da Bahia tinham que viajar mais de mil quilômetros para tratamento em hospitais de Salvador.

“Tínhamos muitos transtornos por conta da distância e pela dificuldade de transporte da medicação que meu pai utilizava. Hoje estou muito aliviado com a disponibilidade do serviço na nossa região”, comentou Gerson Berwanger, filho do paciente.

Arnaldo Berwanger foi o primeiro paciente a realizar sessão de quimioterapia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon do Hospital do Oeste (HO).  Foto: Divulgação

Pacientes oncológicos de Formosa do Rio Preto, município mais distante da capital Salvador, tinham que percorrer cerca de 1.050 quilômetros para tratamento na capital da Bahia. Em média a viagem demorava cerca de 16 horas. Agora com a unidade em Barreiras, eles precisaram percorrer somente os cerca de 150 km que separam Formosa do Rio Preto do município de Barreiras.

Com dois meses de funcionamento, a Unacon do Hospital do Oeste, que atende pacientes de dezenas de municípios que compõem a macrorregião do Oeste baiano e também de outros estados, vai elevar ainda mais o número de atendimentos com a chegada do serviço de quimioterapia no núcleo. “Aos poucos, os pacientes estão nos procurando, e após passar por avaliação do médico da unidade, os tratamentos são realizados aqui conosco”, comentou Renata Lopes, coordenadora da Unacon do HO.

A unidade para tratamento oncológico foi inaugurado no início de maio. De acordo com o governo baiano, foram aplicados cerca de 23 milhões na terceira etapa de ampliação do Hospital do Oeste. (leia aqui)

Os agendamentos das consultas estão sendo feitos de forma presencial na Unacon, às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. O paciente deve trazer cópia de documentos pessoais, comprovante de residência, cartão do SUS, relatório médico, exames laboratoriais e de imagem e resultado de biopsia. Informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3612-9470.

Sobre Redação 6423 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários