Trabalhadores morrem soterrados em silo com soja, no Oeste da Bahia

Caso aconteceu em uma fazenda de Barreiras. Este รฉ o terceiro acidente semelhante com trรชs mortos e um ferido em menos de 15 dias.

alt=bombeiro acessa silo com 50 toneladas de soja para resgatar corpos de trabalhadores
As vรญtimas ficaram soterradas em um silo com cerca de 50 toneladas de soja - Foto: 17ยช GBMBA/Barreiras

Dois trabalhadores morreram no sรกbado (28) apรณs caรญrem em um silo de soja, localizado em uma fazenda na BR-242, no municรญpio de Barreiras, no Oeste da Bahia. Em menos de 15 dias, este รฉ o terceiro acidente semelhante na regiรฃo, deixando trรชs trabalhadores mortos e um ferido. (veja abaixo)

Os bombeiros foram chamados por volta do meio-dia e trabalharam por sete horas para o resgate dos corpos dos dois trabalhares, segundo o Corpo de Bombeiros, vรญtimas de engolfamento, quando elas aspiram sรณlidos finamente divididos, causando a morte por enchimento ou obstruรงรฃo do sistema respiratรณrio.

Conforme o 17ยบ Grupamento do Corpo de Bombeiros, toneladas de soja precisaram ser drenadas do local. Dada ร  profundidade do silo, cerca de 20 metros, a guarniรงรฃo que atendeu a ocorrรชncia precisou empregar tรฉcnicas de resgate vertical para concluir a operaรงรฃo.

As vรญtimas ficaram soterradas em um silo com cerca de 50 toneladas de soja – Foto: 17ยช GBMBA/Barreiras

Apรณs a retirada das vรญtimas, e constataรงรฃo dos รณbitos, os corpos foram encaminhados pelo Departamento de Polรญcia Tรฉcnica (DPT) para necropsia. Equipes do Serviรงo de Atendimento Mรณvel de Urgรชncia, tambรฉm participaram do resgate.

Acidentes

No dia 16 de janeiro, um trabalhador de 27 anos, morreu apรณs cair em um silo de soja, no municรญpio de Luรญs Eduardo Magalhรฃes, na mesma regiรฃo. Foram necessรกrios seis horas de trabalho dos bombeiros para o resgate do corpo. O rapaz estava fazendo a manutenรงรฃo do depรณsito que armazenava em torno de 400 toneladas e teria entrado no local sem os equipamentos de seguranรงa. (leia aqui)

No dia seguinte, em Barreiras, um funcionรกrio caiu no poรงo de um elevador de grรฃos, quando fazia manutenรงรฃo no local, com 8 metros de profundidade. Resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado a unidade de saรบde, com suspeita de fratura do fรชmur. (leia aqui)

Em pelo menos um caso, o Ministรฉrio Pรบblico do Trabalho, abriu inquรฉrito para apurar a morte de Carleandro Almeida Marques, de 27 anos, no entanto, nรฃo hรก informaรงรตes da apuraรงรฃo do MPT. (leia aqui)

Sobre Darlan A. Lustosa 9280 Artigos
Darlan Alves Lustosa รฉ natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sรณlida trajetรณria de envolvimento comunitรกrio e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiรชncia como escritor e jornalista, Darlan รฉ um entusiasta da polรญtica como ferramenta de transformaรงรฃo social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cรญvica. Alรฉm de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan tambรฉm รฉ sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuaรงรฃo inclui a organizaรงรฃo de eventos, como o Seminรกrio de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Pรบblico do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diรกlogo e a justiรงa social. Darlan acredita que informar รฉ um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisรฃo jornalรญstica se reflete em cada publicaรงรฃo. Ele vรช o Portal do Cerrado nรฃo apenas como um canal de notรญcias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificaรงรฃo do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentรกrios
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentรกrios em linha
Exibir todos os comentรกrios